Suno Notícias

22 de junho, 2023

Caixa desiste de cobrar Pix de empresas; Veja quais bancos taxam a transferência

PIX PAGO?

As instituições financeiras têm autorização do Banco Central (BC) para cobrar taxas sobre as transferências por Pix de acordo com suas próprias regras e valores.

A maior parte delas, entretanto, é feita gratuitamente por pessoas físicas, MEIs e EIs (empreendedores individuais), que também podem ser cobrados, mas em situações específicas.

Já as pessoas jurídicas (PJs) podem ser cobradas tanto ao receber quanto ao pagar um Pix A Caixa havia decidido inserir taxas a partir de julho, mas voltou atrás na decisão.

Banco do Brasil (BBAS3) Para as contas PJ, o BB disponibiliza entre 3 a 20 pix gratuitos por mês. A partir da 21ª transferência, a pessoa poderá ser cobrada.

Bradesco (BBDC4) Cobra tarifas de 1,4% sobre o envio e recebimento de Pix de contas PJs. (As especificidades estão no site do banco)

Itaú Unibanco (ITUB4) Contas PJ têm um número limitado de transferências gratuitas, que vai variar para cada conta. Para o envio de Pix, é cobrado 1,45% do valor. Para recebimento, a taxa é de 1,30%. Esses valores podem variar de acordo com o tipo de Pix utilizado. 

Santander (BCSA34) As cobranças para PJs (exceto MEIs e EIs) vai variar com o tipo de transferência e modelo de QR Code utilizado.

Na Nubank, 4º maior banco do Brasil e maior no ramo dos bancos digitais, as transferências por Pix para pessoas jurídicas são gratuitas.