Petrobras (PETR4): Com nova carteira, estatal anuncia produtos de gás natural
A Petrobras (PETR4) aprovou novos produtos de venda de gás natural, conforme comunicado pela companhia na manhã desta segunda-feira (29).
Além disso, a estatal destacou que está participando dos processos competitivos de chamadas públicas de distribuidoras estaduais com sua nova carteira comercial. Segundo o comunicado, a Petrobras voltou a utilizar o indexador gás-gás (Henry Hub) na carteira em questão.
A empresa também ampliou opções de prazos dos seus contratos e possibilitou que as distribuidoras compusessem um portfólio aderente às necessidades dos mercados.
O mercado de gás natural, recém aberto, trouxe contratos de mais de 14 fornecedores.
“Além da diversificação, as condições comerciais da Petrobras buscam dinamizar ainda mais o ambiente competitivo e o processo de abertura de mercado ao possibilitar, entre outros, a redução de volumes contratados pelas distribuidoras estaduais em caso de migração de volumes de clientes cativos para o ambiente livre, além de maior flexibilidade na gestão de suprimento das distribuidoras com a inclusão de opção de descontratação para os volumes que superem 2/3 dos volumes comercializados em cada zona de concessão, em linha com o estabelecido na Resolução CNPE 03/2022”, diz a estatal, em comunicado.
A Petrobras também apresentou duas opções como local para entrega do gás natural:
- No Hub, em que a Petrobras fica como responsável pela contratação da entrada no sistema de transporte enquanto o cliente contrata somente a saída
- No Ponto de Entrega (ou city-gate) em que a Petrobras contrata tanto a entrada quanto a saída de transporte
Ainda segundo o comunicado, a Petrobras divulgará as fórmulas de precificação somente quando os processos competitivos de distribuidoras locais forem finalizados.
Nos contratos de fornecimento que forem eventualmente celebrados com as distribuidoras, haverá divulgação ao público via Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP).
Desempenho das ações da Petrobras
No pregão desta segunda (29), as ações da Petrobras caem 0,56%. No ano, os papéis sobem cerca de 16%.