O verdadeiro vilão da Magazine Luiza e Via não é a Selic; veja qual é

O mercado financeiro “aposta” em uma queda na taxa Selic ainda em 2023, o que pode ajudar a diminuir a dívida das empresas e alavancar o setor do varejo. Mas será que empresas como Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e Americanas (AMER3) poderão ser realmente beneficiadas esse cenário?

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Welliam Wang, gestor da AZ Quest e responsável pelo fundo AZ Quest Top Long Biased, acredita que nem mesmo a redução dos juros ajudará na recuperação de Magazine Luiza, Via (VIIA3) e Americanas (AMER3) e outras empresas do setor. Justamente a dominância de um concorrente, o Mercado Livre (MELI34), coloca em “xeque” a melhora dessas companhias.

O gestor comenta que sua posição de venda em ações de empresas do varejo é estrutural. “A gente estava com posições vendidas tanto em Americanas (AMER3) como Magazine Luiza porque acreditamos que o maior player do mercado, o Mercado Livre, é o extremo oposto dos outros.”

Wang cita que o Mercado Livre tem um modelo de negócio melhor, e que tem se provado superior aos seus pares ao longo do tempo. Essa concorrência penaliza as varejistas brasileiras.

Neste ponto, o gestor faz uma comparação entre Mercado Livre e a Amazon (AMZO34). “Com mais pedidos sendo feitos, a Amazon consegue diminuir os custos fixos. A empresa também consegue ampliar suas operações para vários mercados”, comenta o gestor.

Em operação no Brasil, a empresa que mais se aproxima desse modelo é justamente o Mercado Livre.

Resultado do Magazine Luiza

Por outro lado, a Magazine Luiza vem perdendo a competitividade ao longo do tempo, à medida que o Mercado Livre vem ampliando seu market share e escala de vendas. “Isso traz resultados cada vez mais fracos para a Magalu”, comenta o gestor da AZ Quest.

A varejista brasileira terminou o primeiro trimestre de 2023 com um prejuízo líquido ajustado de R$ 391,2 milhões. A empresa explicou que seus resultados foram impactados pela alta taxa de juros e sazonalidade das despesas financeiras.

A própria presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Trajano, disse que está “lutando” para que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central comece a cortar a taxa Selic. Ela reclamou que os juros elevados está prejudicando todo o varejo, incluindo a Magazine Luiza.

Em contrapartida, independente da Selic em 13,75%, o Mercado Livre teve um aumento de lucro líquido em 208% no primeiro trimestre de 2023. Na América Latina, sua receita total alcançou US$ 3 bilhões, crescimento de 58,4%.

No caso da Magalu e Via, as empresas estão cada vez mais concentradas na venda de linha branca, com móveis e eletrodomésticos. Esse setor é extremamente dependente ao ciclo econômico, dependendo de juros mais baixos. A maioria das pessoas da classe C e D parcelam esses produtos. Se a taxa Selic está alta, as vendas ficam comprometidas.

O gestor acredita que as práticas de crescimento do Mercado Livre tendem a continuar ao longo do tempo, podendo afetar outros concorrentes.

“Se você for comprar uma geladeira pela internet, o mesmo produto pode ser vendido em várias empresas diferentes. Então, quem será o vencedor? O melhor nível de serviço, credibilidade e menor nível de atrito, que pode ser encontrado no Mercado Livre”, finaliza o gestor.

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Gustavo Bianch

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