Ibovespa em alta com aprovação da Câmara da distribuição do megaleilão de petróleo
O Ibovespa inicia nesta quinta-feira (10) em alta com a aprovação da distribuição da cessão onerosa pela Câmara, guerra comercial, Petrobras e Eletrobras.
Por volta das 10h30, o Ibovespa registrava alta de +0,33% alcançando 101.297,44 pontos. O mercado reage positivamente a aprovação da Câmara dos Deputados da distribuição do megaleilão do petróleo aos Estados e municípios.
Além disso, segue no radar dos investidores, as incertezas sobre o desdobramento da guerra comercial, a parceria entre a Petrobras e a norueguesa Equinor. Ademais, 50% dos parlamentares são favoráveis a privatização da Eletrobras, segundo pesquisa.
Câmara aprova distribuição de petróleo
Na última quarta-feira (9), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que estipula como será a feita a distribuição dos recursos do megaleilão de petróleo.
O leilão da “cessão onerosa”, como é chamado, será realizado em novembro. O governo estipula arrecadar aproximadamente R$ 106,5 bilhões. Antes, porém, o texto do megaleilão seguirá para o Senado.
Na última semana, os parlamentares precisaram negociar um acordo para que o projeto a ser votado atendesse às necessidades dos representantes de todas as regiões.
Guerra comercial
No exterior há muitas incertezas sobre o desdobramento da disputa comercial. Alguns jornais americanos noticiaram que a Casa Branca está disposta a retirar o aumento das tarifas sobre produtos chinesas. Outros veículos afirmaram que a viagem da delegação da China poderia ser encurtada.
Em entrevista à “CNN”, o governo americano informou que não tem conhecimento sobre a possível mudança de planos do vice-primeiro-ministro chinês Liu He.
Parceira da Petrobras com Equinor
A Petrobras (PETR3; PETR4) informou na última quarta-feira (9) que firmou uma nova parceria com a norueguesa Equinor. Desta vez, as atividades entre as duas companhias serão focadas no desenvolvimento de negócios no setor de gás natural.
Saiba Mais: Petrobras e Equinor firmam memorando para a exploração de gás no RJ
Segundo a Petrobras, além disso, o memorando de entendimentos também inclui projetos de geração termelétrica e estudos referentes à operação sobre ativos de processamento do produto e escoamento de líquidos em unidades no Rio de Janeiro.
Privatização da Eletrobras
De acordo com o levantamento do Instituto FSB Pesquisa, 50,5% paralamentares são a favor da privatização da Eletrobras.
Saiba Mais: Privatização da Eletrobras tem aprovação de 50% dos parlamentares, diz pesquisa
A sondagem foi feita com 247 deputados federais e senadores entre os dias 23 de setembro e 8 de outubro. Apenas 36,5% se demonstraram contrários a privatização da Eletrobras, 11,1% informaram não serem contra nem a favor e 1,9% não souberam ou quiseram responder. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou menos.
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, quarta-feira (9), o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 1,27%, a 101.248,78 pontos.