Greve de Uber e 99? Entenda os motivos dos motoristas
Motoristas da Uber, 99 e outros aplicativos de carros estão em paralisação nesta segunda-feira (15). A mobilização começou às 4h e deve durar 24h, até a terça-feira (16).
A greve dos condutores pede melhores condições de trabalho e tem o apoio da Federação dos Motoristas por Aplicativo do Brasil (Fembrapp) e associações do setor, segundo o Valor Econômico.
As expectativas são de que haja uma adesão de mais de 1,4 milhões de motoristas do país, equivalente a 70% da parcela. Além disso, houve protestos no RJ e SP.
QUAIS SÃO AS REIVINDICAÇÕES?- Aumento da tarifa mínima de R$ 5,50 para R$ 10;- Taxa adicional para cada parada solicitada;- Maior taxa de repasse ou menor comissão cobrada pelas plataformas.
Segundo relatos dos motoristas, a comunicação com as empresas é ainda mais complicada: a decisão deve vir de fora do país. No caso da Uber, dos Estados Unidos e da 99, da China.
Ao longo do dia, reclamações de passageiros sem conseguir corridas ou encontrando tarifas bem caras inundaram as redes sociais, devido à baixa disponibilidade de motoristas.