Fundos de infraestrutura

Veja a melhor forma de ganhar dividendos na Renda Fixa

Suno Notícias

04 de março, 2023

Investidores têm cada vez mais procurado ativos que ofereçam dividendos regulares. Na renda fixa, uma das opções é investir em fundos de infraestrutura (FI-Infra). 

Formado por carteira de debêntures incentivadas, o ativo de renda fixa FI-Infra tem dinâmica de pagamento de dividendos mensais.  Assista no link abaixo uma entrevista com o gestor do KDIF11, um dos maiores fundos de Infra:

O FI-Infra permitiu um olhar do investidor como renda para estes ativos, o que já ocorria com os fundos imobiliários, que têm atração semelhante, embora não seja investimento isento de Imposto de Renda como os de infraestrutura.

O pagamento mensal de rendimento é um diferencial dos fundos de infraestrutura, já que no caso do investimento direto no balcão em debêntures incentivadas os pagamentos de juros e/ou principal são feitos semestralmente ou até em prazos maiores.

Ganhar dividendos mensais com renda fixa Túlio Machado, head de investimentos em infraestrutura da XP, diz o quanto é importante o investidor dedicar tempo para fazer com que o gestor proporcione o retorno esperado e regular. “Olhar o histórico do gestor, quanto tempo ele faz isso, como tem sido a performance desses fundos que são geridos por ele, é fundamental”, comenta.

Porém, os investidores interessados em rendimentos adicionais devem buscar gestoras para atender sua estratégia.

Como os FI-Infra possuem em carteira ativos de crédito, Aymar Almeida, gestor do KDIF11, destaca que o investidor precisa conhecer o risco/retorno do fundo que ele investe, para não ter surpresas negativas.

Mas existe outra vantagem de buscar dividendos mensais nos FI-Infra. Como esses fundos possuem ativos indexados à inflação, o investidor recebe proventos mensais com um prêmio acima da inflação. 

Por fim, investir em FI-Infra é uma opção interessante de obter dividendos mensais através da renda fixa.