NOVIDADES

Suno Notícias

24 de abril, 2023

Shein, Shopee e AliExpress fazem acordo com Haddad

Após a polêmica em torno da taxação das encomendas internacionais, varejistas como Shein, Shopee e AliExpress firmaram um compromisso de aderir a um plano de conformidade com a Receita Federal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda (24) que o acordo fechado com essas empresas prevê que os impostos sejam pagos logo na hora da compra.

“Quando um consumidor compra um bem, a empresa já está pelo plano de conformidade autorizando o poder público a descontar daquilo que o consumidor já pagou o que deveria recolher”, adiantou Haddad em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

O sistema citado pelo ministro para compras internacionais é similar ao realizado por plataformas como a Amazon.

Assim, na hora da compra, o consumidor já paga os tributos da importação. “Quando o consumidor recebe, ele recebe uma remessa totalmente desembaraçada. Não está sujeita mais a nada, porque no pagamento já foi feito”, reforçou.

Neste movimento, a Shein anunciou uma parceria com empresas nacionais para a produção de 85% dos seus produtos no Brasil até 2026. “Acredito que é uma estratégia inteligente de descentralização da produção”, comentou Haddad.