BTRA11 desaba com dívida milionária; fundos imobiliários do IFIX terminam semana em alta
A semana mais curta por causa do feriado de Tiradentes termina com uma péssima notícia para o fundo BTRA11, que desabou 6,95% no pregão desta quinta (20), após informar ao mercado uma dívida de R$ 1,8 milhão. Porém, os fundos imobiliários terminam a semana em viés de alta.
Em fato relevante divulgado nesta quinta, os gestores do BTRA11 informaram que um casal de agricultores em Campo Verde (MG) deve essa quantia ao fundo e ocupam a área de forma irregular.
Uma ação de execução de título extrajudicial foi iniciada pelo BTRA11 e, entre as decisões cautelares da Justiça, foi determinado o arresto da lavoura, grão, equipamentos e demais itens dos produtores. Além disso, o fundo está adotando as providências cabíveis para reintegrar a posse do imóvel.
No ano passado, o fundo imobiliário também teve pendências com outra propriedade, localizada em Nova Maringá (MT). Após seis meses de batalha judicial, a propriedade foi vendida.
Mesmo com essa adversidade, os fundos imobiliários apresentaram valorização nesta semana. O IFIX, principal índice deste setor na Bolsa brasileira, termina esta quinta com alta de 0,18%, aos 2.813,94 pontos.
Veja as maiores altas e baixas dos FIIs hoje:
- Maiores Altas
- Maiores Baixas
Fundos imobiliários de CRIs verão ‘tempos difíceis’ quando os juros baixarem?
Com uma eventual queda dos juros nos próximos meses, como ficarão os fundos imobiliários focados em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs)? Na visão de Marcos Baroni, vice-presidente de FIIs da Suno Research, eventuais quedas nas cotas e nos rendimentos dependerão da dinâmica de cada ativo.
“Alguns fundos imobiliários de CRIs têm uma certa exposição ao CDI. Então, se os juros baixarem, possivelmente os rendimentos desses fundos também podem cair. Muitos dos fundos indexados à inflação estão descontados em relação ao seu valor patrimonial, justamente porque as pessoas estão fazendo essa comparação direta com os juros”, explica Baroni.
Segundo o especialista, para entender esse cenário, é necessário separar a resposta em duas partes. No caso dos FIIs indexados à inflação, se os juros caírem, “tendem a ter uma remarcação no valor patrimonial e mais atratividade, porque os juros não têm essa relação direta com a inflação”. Confira:
O que é o IFIX?
O objetivo do IFIX é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3. É composto pelas cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários listados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.
Cotação do índice de fundos imobiliários na sexta (14)
Na sexta (14), o índice que monitora os principais fundos imobiliários da Bolsa fechou em alta de 0,42%, aos 2.781,47 pontos.