Veja a estratégia deste Fiagro para entregar um retorno de 18,64% em menos de 5 meses
(Material de divulgação)
O Fiagro AAZQ11, listado na Bolsa (B3) em dezembro de 2022, entregou um rendimento de cerca de 18,36% nesses últimos meses. Só na distribuição referente ao mês de abril, o fundo anunciou dividendos de R$ 0,15 por cota, o equivalente a um dividend yield mensal de 1,55%. Mas como o Fiagro da AAZQ11 consegue entregar esses resultados aos seus cotistas?
O gestor do fundo, Idalício Silva, explica a estratégia do AAZQ11, que permite o fundo estruturar ativos de crédito e distribuir “rendimentos generosos”.
Com uma carteira focada em ativos de crédito do agronegócio, o Fiagro empresta seus recursos a empresas do setor. Em vez de adquirir certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs) no mercado, o AAZQ11 negocia diretamente com as empresas que serão suas devedoras.
“Olhamos a solidez financeira da empresa que está pegando dinheiro emprestado”, destaca Silva. Ou seja, o fundo precisa saber como a companhia cumprirá suas obrigações e quais as garantias reais do crédito.
Por isso, as empresas que pegam recursos para financiar crescimento são as companhias prioritárias para o Fiagro AAZQ11.
Se você deseja conhecer mais a respeito dos investimentos atrelados ao agronegócio, você precisa acompanhar a Semana de Agro do Suno Notícias, realizada com o apoio da Suno Asset, AZ Quest e da Fator ORE, gestora do fiagro Ourinvest Innovation Fiagro Imobiliário (OIAG11).
Você também pode conferir tudo que vai rolar por aqui neste link.
O Fiagro ganha mais quando as empresas crescem com o dinheiro emprestado
Mas não basta ceder o crédito e ficar apenas esperando os juros e correção monetária. “A gente tenta preparar as empresas do agro para poder ‘alçar voos maiores”, destaca o gestor.
Silva conta que o agronegócio tem um histórico de uma governança mais “rudimentar”. “Em algumas situações, uma empresa que está tomando recurso com o fundo não tem um conselho de administração, ou um balanço auditável”, comenta o gestor.
Por outro lado, o AAZQ11 quer ajudar a empresa a se preparar para, lá na frente, fazer um IPO ou ter mais ofertas de crédito para geração de valor.
Como complemento, o fundo desenvolve estruturas de performance junto às empresas devedoras, chamadas de “kickers”. Se o crédito cedido pelo fundo traz um resultado excepcional para a empresa, o Fiagro consegue captar um rendimento adicional.
Conheça o AAZQ11
O AZ Quest Fiagro FII é um Fundo de Investimentos nas cadeias produtivas agroindustriais (Fiagro). Seu objetivo é investir em ativos como Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), ativos de liquidez e cotas de Fiagro. A carteira do fundo possui ativos de diferentes segmentos do agro.
Se você deseja estudar e investir no Fiagro AAZQ11, o fundo possui um patrimônio líquido de R$ 231 milhões. Sua taxa de administração é de 1,2% a.a sobre o PL.
Se você se interessa em investir no agronegócio ou em Fiagro, confira também o evento Fiagro Experience, que vai acontecer 28 de abril. Confira no link.