Delta Airlines compra 20% da LATAM por US$ 1,9 bilhão

A Delta Airlines anunciou nesta quinta-feira (26) a compra de 20% da LATAM Airlines Group. A companhia aérea norte-americana pagará US$ 1,9 bilhão para a operação a US$ 16 por ação.

O objetivo da Delta Airlines é modificar o atual posicionamento da companhia aérea sul-americana. Atualmente a LATAM tem uma aliança da com a American Airlines.

Além da compra dos 20%, a Delta terá um assento no conselho da LATAM e investirá US$ 350 milhões para incentivar essa nova parceria, com a compra de quatro aeronaves Airbus A350 da própria LATAM e assumirá uma encomenda, feita pela empresa sul-americana, de 10 aeronaves Airbus A350 que serão entregues entre 2020 e 2025.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-5.png

A Delta financiará o acordo com recursos de dívidas recém-emitidas e com seus recursos de caixa. O investimento é  tido como o maior desde sua fusão com a Nortwest Airlines em 2009. O acordo surpresa pode significar uma perda para a American Airlines, empresa que é muito presente na America latina.

A LATAM faz parte da aliança Oneworld desde 2000, juntamente com empresas como:

  • American Airlines;
  • British Airways
  • Iberia.

A empresa vinha tentando uma maior aliança de rota, mas o projeto acabou sendo rejeitado pelo Supremo Tribunal do Chile em maio deste ano.

De acordo com a agência de notícias “Reuters”, a Delta não espera obstáculos regulatórios em sua parceria com a LATAM, em que ganhará cadeira no conselho da empresa. O objetivo do projeto é o crescimento entre ambas as companhias, declarou o CEO da Delta, Ed Bastian à agência Reuters.

A Delta espera que o acordo com a LATAM seja aumentado aos ganhos por ação até 2021, adicionando US$ 1 bilhão em crescimento de receita até 2024, segundo Bastian.

Além disso, a Delta adicionará US$ 350 milhões à LATAM como forma de ajuda para a empresa sair da Oneworld e entrar para a rede Delta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/05/Banner-Materia-SN-1000x325-1-1.png

Bastian disse que ambas as empresas podem começar o “code-sharing” antes mesmo de receberem uma aprovação do governo, antitruste e regulatória para uma parceira ainda maior. O CEO da companhia espera que isso leve de um a dois anos.

A Delta também participa nas empresas:

  • Grupo Aeromexico
  • Air France KLM
  • China Eastern
  • GOL
  • Virgin Atlantic

Além de também controlar a Korean Air Lines Co, a Delta negocia para adquirir 10% da Alitalia. O plano não foi alterado após o acordo com a LATAM, disse Bastian.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno