Raphael Prata

Planejamento de liquidez

Planejamento financeiro pode ser ineficiente ao ponto de que, não raro, é necessário abortar os planos do investimento para que seja suprida a necessidade de um evento de liquidez não esperado.

Assim como comentei no artigo “Leia antes de começar a investir” sobre o perfil e entender o momento em que está e no que investir, outro ponto importante é o planejamento da liquidez que terá em carteira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home.png

Qual a razão para abordar o tema? Planejamento financeiro pode ser ineficiente ao ponto de que, não raro, é necessário abortar os planos do investimento para que seja suprida a necessidade de um evento de liquidez não esperado.

Assim como entender o perfil antes de começar a investir, é importante entender:

  • qual a minha necessidade de liquidez em D0? (D0 é o termo que utilizamos para que o recurso aplicado esteja em conta no mesmo dia em que houve a solicitação e assim por diante. D+15: 15 dias para que o recurso esteja em conta após a solicitação e assim por diante.)
  • Qual minha necessidade de liquidez em até 3 meses? Até 6 meses? Até 1 ano?

A necessidade de liquidez pode ainda ser vista como: reserva de emergência e reserva de oportunidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-10-livros.png

Fica mais fácil de entender no seguinte caso: pessoa trabalhadora no modelo CLT que tem direito a seguro-desemprego e pessoa autônoma que não tem direito a seguro-desemprego em caso de desligamento de trabalho, acidente etc., quem precisa de uma reserva de emergência para cobrir os custos do tempo sem trabalhar? E para quanto tempo?

Além da observação acima, entender que não precisar do dinheiro todo em liquidez imediata faz com que se possa obter retornos maiores, até mesmo do recurso que é uma reserva desde que escalonada de forma correta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Raphael Prata
Mais dos Colunistas
Arnaldo Mantoan Planejamento patrimonial para a família empresária: 5 estruturas para serem consideradas

“E a herança? (…) Porque depois da morte de seu pai poderia caber, por baixo, quarenta mil rublos, e talvez até mais, a cada um dos três irmãos, porém, casasse Fiódor ...

Arnaldo Mantoan
Diogo Angioleti Contra golpes e fraudes, educação financeira é a melhor prevenção – principalmente agora

Com o intuito de encontrar a resposta para a pergunta: “meu dinheiro está realmente seguro?” e reforçar a segurança das suas finanças, a Semana Nacional de Educação Fi...

Diogo Angioleti

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno