CEO do Google minimiza concorrência com ChatGPT
Após o sucesso estrondoso do ChatGPT como ferramenta de inteligência artificial, o CEO do Google (GOGL34), Sundar Pichai, minimizou a concorrência com a Microsoft (MSFT34) – que adquiriu a OpenAI, dona da ferramenta, por US$ 10 bilhões.
“Talvez a janela de oportunidade deles fosse um pouco diferente como uma startup em comparação com uma empresa como o Google. Temos que manter o foco em quão bem podemos usar essa tecnologia e incorporá-la em nossos produtos”, disse o CEO do Google sobre o ChatGPT em entrevista ao Wall Street Journal.
“Ao longo da nossa história, existem muitas áreas onde não fomos os primeiros. Não desenvolvemos o primeiro mecanismo de busca e não desenvolvemos o primeiro navegador, por exemplo. Há momentos em que ser o primeiro importa muito e, outras vezes, não”, acrescentou o executivo.
O Google tem uma ferramenta análoga ao ChatGPT, chamada Bard, mas que ainda não se tornou competitiva o suficiente e segue fora do ambiente de buscas do Google.
Pichai disse que o futuro pode ser um ‘misto entre o Bard e a ferramenta de buscas’.
Além disso, Pichai foi evasivo ao falar de eventuais novas demissões em meio às altas de juros por parte do Federal Reserve e os desafios de entregar um retorno relevante aos acionistas e 20% de eficiência operacional.
“Estamos literalmente analisando todos os aspectos do que fazemos e, como dissemos em nossa última teleconferência de resultados, estamos pensando em como reprojetar nossa base de custos de maneira durável”, disse.
“Queremos ter certeza de que estamos perseguindo todas as oportunidades de longo prazo que temos pela frente com o investimento necessário. É um equilíbrio acertar os dois, mas estamos fazendo os dois”.
Entenda o ‘ChatGPT do Google’
A ferramenta do Google, lançada para competir com a plataforma de inteligência artificial da OpenAI, foi anunciada ainda em fevereiro e é dotada de funcionalidades semelhantes, também funcionando como um chatbot.
Apesar disso, respostas erradas durante um evento de lançamento causaram uma queda de 7% nos papéis do Google, custando cerca de US$ 100 bilhões em valor de mercado à empresa.
A OpenAI, por sua vez, surfou sua grande audiência com o ChatGPT e teve sua companhia de criação comprada pela Microsoft.