Prio (PRIO3) tem ‘maré de altas’, surpreende analistas e fica na ponta do Ibovespa
Nesta terça (4), pelo segundo pregão consecutivo, as ações da Prio (PRIO3), antiga PetroRio, marcam presença dentre as maiores altas do Ibovespa.
Os papéis PRIO3 sobem 5% no intradia, ante uma alta de 3,8% na véspera. Na segunda (3), as ações subiram após um corte da Opep no volume de produção de barris de petróleo, o que alterou a oferta da commodity, fez a cotação do Brent disparar e puxou alta de petroleiras mundo afora.
Já nesta terça (4), os papéis sobem após a companhia divulgar seu relatório de certificação de reservas. Conforme os dados do documento, foi registrada uma alta de 27% nas reservas 1P (provadas) de petróleo e de 16% nas 2P (provadas e prováveis), impulsionadas por Frade e Albacora Leste.
Segundo especialistas da XP, a companhia ‘superou expectativas’ com os novos números.
“A redução do CAPEX foi impulsionada por uma redução no capex de crescimento por poço de cerca de 20%. Alavancagem operacional significa economia no custo unitário: a curva 1P implica um lifting cost de aproximadamente USD 7/bbl em 2023 e cerca de USD 6/bbl de 2024 a 2026. Ainda inseriremos os novos números em nosso modelo para atualizar nosso preço-alvo, mas todos fatos apontam para uma revisão ascendente para o mesmo. Reiteramos nossa recomendação de compra no nome”, diz a casa.
A XP destaca que a redução do Capex foi uma surpresa positiva, e aponta que a inflação não afetou negativamente a companhia e as projeções se mantiveram estáveis da mesma forma.
“A PRIO tem superado continuamente as expectativas do mercado ao longo dos anos. Com o relatório de certificação das novas reservas, a empresa voltou a fazê-lo. O PRIO conseguiu garantir as suas necessidades de abastecimento até 2024 e, portanto, a inflação de custos não apareceu nos seus novos relatórios de reserva”, diz a casa.
“Pelo contrário: os custos de negociação foram reduzidos em ~20% (embora seja uma questão em aberto se isso mudará nas próximas atualizações ao longo dos anos, pois a empresa terá que voltar ao mercado para renovar seus contratos). 1P subiu 27% e 2P 16%”, completa.
Desempenho de PRIO3
Atualmente as ações PRIO3 são negociadas a cerca de R$ 34, representando uma valorização de 41% nos últimos 12 meses, conforme dados do Status Invest.