Fundos de previdência

Suno Notícias

31 de março, 2023

Entenda como funciona a previdência privada

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 6 a cada 10 brasileiros não se preparam para a aposentadoria.

Por isso, especialistas indicam o fundo de previdência privada como complemento de renda no futuro e como uma base para ter uma aposentadoria tranquila.

A seguir, confira 7 pontos importantes na hora de escolher um fundo de previdência privada.

Ao decidir contratar um plano de previdência o investidor passará por algumas etapas. No primeiro momento, deve escolher a modalidade, entre o PGBL e o VGBL.

1 - Modalidade do fundo

PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres): indicada para quem faz a declaração do Imposto de Renda da forma completa e contribui para o INSS. Pode deduzir até 12% da renda tributável anual. O tributo, na hora do resgate, é calculado sobre o montante total.

1 - Modalidade do fundo

VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) é sugerida para quem realiza a declaração do Imposto de Renda da forma simplificada. A grande diferença é que a tributação é apenas sobre os rendimentos.

1 - Modalidade do fundo

Na segunda etapa do processo de contratação é decidido o tipo de tributação do plano, que pode ser regressiva ou progressiva.

2 - Tributação

A regressiva tem alíquota inicial de 35% e pode chegar a 10% após 10 anos da aplicação. A progressiva é sugerida para quem realizará o resgate no curto prazo ou em parcelas, pois a alíquota pode chegar a 27,5%.

2 - Tributação

Antes de escolher o fundo de investimento que irá rentabilizar o recurso aportado, é preciso entender seu perfil de investidor e objetivos.

3 - Perfil e objetivos

A quarta etapa é a escolha do fundo de investimento. São similares aos fundos convencionais do mercado, apesar de possuírem algumas regras restritivas em relação aos seus pares. Eles podem ser de renda fixa ou variável.

4 - Tipos de fundos

Também é preciso avaliar a rentabilidade do fundo de previdência levando em consideração o histórico de retorno do produto como uma estratégia. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

5 - Rentabilidade

É importante levar em consideração e prestar atenção a alguns detalhes que por vezes acabam passando despercebidos e podem prejudicar o investimento no plano de previdência.

6 - Taxas

Algumas possíveis taxas são: – Taxa de administração – Taxa de performance – Taxa de carregamento – Taxa de entrada – Taxa de saída

6 - Taxas

Ao contratar o fundo o investidor também faz a escolha de como quer receber os recursos guardados.

7 - Modalidade de saques

Sendo eles:  – Recebimento integral – Recebimento mensal temporário – Recebimento mensal vitalício

7 - Modalidade de saques