Dólar estável com aumento da tensão da guerra comercial
O dólar opera perto da estabilidade nesta sexta-feira (20) com o aumento das tensões da guerra comercial, tramitação da reforma da Previdência, negociações do Brexit e greve global no radar.
Por volta das 10h, o dólar registrava variação positiva de 0,091% sendo negociado a R$ 4,1655. O mercado está atento ao desdobramento da disputa comercial após as falas do vice-presidente dos Estados Unidos sobre o déficit comercial entre os países.
Além disso, segue no radar dos investidores as negociações do Brexit que estão de bom “humor” e a greve global que funcionários de grande empresas norte-americanas estão aderindo.
Guerra comercial
Após sinalizações de uma possível trégua entre as duas maiores potencias econômicas, Estados Unidos e China, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, afirmou que “a era de redenção econômica está acabada”, fomentando ainda mais a disputa comercial.
De acordo com Pence, o déficit comercial entre os países era admissível para as outras administrações. “Por muito tempo uma administração atrás da outra, administrações republicanas e democratas estavam dispostas a aceitar notáveis desvantagens para os trabalhadores e empregos norte-americanos em nome do comércio com a China”, disse o vice.
“Esses dias estão acabados, nós continuaremos permanecendo fortes. A população norte-americana pode ficar confiante que o presidente Trump continuará forte”, completou Pence.
Reforma da Previdência
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da reforma da Previdência, apresentou seu novo parecer sobre a proposta na última quinta-feira (19) e considerou apenas uma das 77 emendas apresentadas por senadores no plenário da Casa.
A emenda acatada pelo relator da reforma da Previdência no Senado beneficia os servidores estaduais, municipais e federais que têm remuneração variável. A mudança não altera a previsão de economia do governo, que permanece em 876,7 bilhões em dez anos, com a aprovação da reforma.
Os debates sobre a PEC no plenário da Casa estão previstos para a próxima terça-feira (24). A única emenda que foi considerada por Jereissati remove a parte do relatório que obrigava os servidores (homens), que começaram antes de 2003, a contribuírem por 35 anos, e as mulheres, por 30, a terem direito à 100% da gratificação por desempenho.
Negociações do Brexit estão melhorando, diz ministro da Irlanda
O vice-primeiro-ministro da Irlanda, Simon Coveney, disse nesta sexta que o “humor” das negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia está melhorando.
Confira Também: Agenda do Dia: Vale; Eletrobras; Oi; Caixa; Neoenergia
Coveney informou que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson persuadiu líderes irlandeses que estão buscando neste momento um novo acordo.
Greve Global
Nesta sexta-feira (20), inicia a #GreveGlobalPeloClima. Ao todo, 150 países terão mobilizações pelo clima. No Brasil, cerca de 40 cidades tem manifestações confirmadas.
Funcionários de algumas empresas norte-americanas estão aderindo a greve.
- Amazon
- Microsoft
- Lush
Última cotação do dólar
Na última sessão, quinta-feira (20), o dólar encerrou em alta de 1,497%, sendo negociado a R$ 4,1642.