XP Inc é disputada pelas bolsas americanas Nyse e Nasdaq
O Grupo XP, que foi renomeado para XP Inc antes de sua oferta inicial de ações (IPO), está sendo o centro de um duelo entre as duas bolsas norte-americanas: Nyse e Nasdaq. As informações foram divulgadas pelo jornal “O Estado de S. Paulo” nesta quarta-feira (18).
A Nasdaq é conhecida por listar companhias relacionadas ao setor de tecnologia. Em contrapartida, a Nyse listou duas gigantes tecnológicas nos últimos anos. São elas: Alibaba e Spotify.
A Nasdaq fica a frente na disputa quando o assunto é abertura de capital de empresas brasileiras. A bolsa americana ficou com o IPO da Stone, Afya e Arco Educação.
Entretanto, a Nyse possui mais volume financeiro. A New York Stock Exchange obteve a oferta inicial de ações multibilionária da PagSeguro recentemente. Com duas das maiores bolsas de valores do mundo na disputa pelo IPO da XP, quem oferecer mais, possivelmente, irá ficar com a oferta inicial de ações da empresa. O IPO da XP Investimentos está programado para dezembro deste ano.
Veja também: WeWork adia IPO após baixa demanda de investidores
Itaú entra na coordenação do IPO da XP Inc
O Itaú BBA irá fazer parte do grupo que já conta com JPMorgan, Morgan Stanley e Goldman Sachs para coordenar a oferta inicial de ações (IPO) da XP Investimentos nos EUA.
O órgão regulador do mercado norte-americano (SEC) ainda precisa registrar a oferta inicial da XP. Entretanto, isso só acontece depois que os sócios decidem em qual das duas bolsas será feita a operação, na Nyse ou na Nasdaq. As informações são do jornal “O Estado de São Paulo”.
A XP Inc, visando a abertura de seu capital (IPO) nos EUA, já havia selecionado três bancos para a operação. A companhia brasileira terá JP Morgan, Goldman Sachs, Morgan Stanley e, também, o Itaú BBA coordenando a oferta inicial das ações.
- Bank of America Merril Lynch
- Citi
- Credit Suisse
- UBS
Processo de escolha de bancos para coordenar IPO da XP Investimentos
De acordo com informações do “Brazil Journal”, mais de 10 bancos participaram do processo para liderar a oferta da XP Inc. Segundo executivos envolvidos no negócio, a XP poderá ser comparada a empresas que conseguem obter crescimento de receita acima de 30% ao ano, mais de US$ 10 bilhões de valor de mercado e que possuem um modelo de negócios inovador e eficiente.