CENÁRIO DELICADO

Suno Notícias

22 de março, 2023

PacWest: Mais um banco dos EUA entra em crise

Após a explosão da crise no Silicon Valley Bank e no First Republic Bank, agora é o PacWest que causa dor de cabeça no setor bancário norte-americano.

Segundo informações publicadas nesta quarta (22), desde o início do ano, os clientes da instituição financeira retiraram mais de 20% dos seus depósitos.

De acordo com informações divulgadas pela Bloomberg, o banco norte-americano conseguiu US$ 1,4 bilhão em uma linha de financiamento da Atlas SP Partners e abandonou um esforço separado para levantar capital após a retirada em massa dos depósitos.

“À luz da atual volatilidade e dos preços de mercado deprimidos para ações de bancos regionais, bem como a disponibilidade de outras opções para aumentar o capital, a empresa determinou que não seria prudente avançar com a transação neste momento”, afirmou a instituição financeira em comunicado.

Por volta das 12h12 no horário de Brasília, as ações do PacWest na Nasdaq apresentavam uma queda de 8,20% e eram negociadas por US$ 11,21. Nos últimos 30 dias, os papéis do banco desabaram 58,67%.

O Pacific Western Bank (PacWek) é um banco comercial com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos. A instituição financeira integra o FDIC, o “FGC dos Estados Unidos”, e atende operações de venture capital e private equity.

O setor bancário norte-americano vive um período de turbulência, impactado pelo aumento das taxas de juros promovido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) nos últimos meses. De acordo com os especialistas, essa é uma das maiores crises do setor desde os eventos de 2008. Além do PacWest, um dos atingidos por esse temor foi o Silicon Valley Bank, que teve sua falência decretada pelas autoridades norte-americanas.