Durante a cerimônia de relançamento do programa Mais Médicos, nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas ao mercado financeiro.
O fato, aliás, não passou batido pelos investidores e ampliou a queda do Ibovespa — que fechou em baixa de 1,04%, aos 100.922,89 pontos.
Em seu discurso, o presidente criticou o fato de investimentos sociais, nas áreas da saúde e educação, por exemplo, serem incluídos no teto de gastos e apontados como “gastos”.
“Não podemos tratar a educação e a saúde como gastos, pois não há investimento maior do que salvar uma vida ou preparar um cidadão para o mercado de trabalho. Como podemos colocar algo como a saúde dentro do teto de gasto? Qual preço pagamos ao não cuidar das pessoas na hora certa?”, indagou Lula.
O presidente prosseguiu, apontando que os avanços sociais não acontecem por conta da visão de que o orçamento para políticas públicas sempre vistas como custos.
“Nós estamos sempre atrasados por conta do gasto. As pessoas significam quanto elas custaram ao Brasil? Nós precisamos arejar nossa cabeça, os cursos de economia precisam mudar o conceito do que é custo, o que é gasto e o que é investimento”, criticou Lula.
Em dia de queda no índice, confira as maiores baixas do Ibovespa hoje: