IBM não vê Amazon e Microsoft como concorrentes mas como aliadas, diz CEO
A diretora executiva da empresa de informática IBM, Ginni Rometty, disse que Amazon e Microsoft não são vistas como concorrentes mas como aliadas.
De acordo com Rometty, a IBM pretende fazer parceria com as duas empresas gigantes em tecnologia. A companhia planeja oferecer assistência aos clientes da Amazon e da Microsoft para a transferência de dados confidenciais para a nuvem.
Rometty ressaltou em entrevista à agência de notícias “Bloomberg” que por muito tempo a IBM desejou competir em igualdade com suas concorrentes. No entanto, atualmente, reconhecem que a empresa teve de ser reinventada.
“Esta empresa teve que ser reinventada muitas vezes. É algo que muitas outras empresas ainda precisam enfrenar. Uma coisa é lançar produtos, mas outra coisa é quando o cenário competitivo ataca seus principais modelos de negócios e você precisa desenvolver um novo”, salientou Rometty.
Desse modo, a empresa de informática que adquiriu a companhia de softwares, Red Hat, informou que tem como estratégia a criação de uma nuvem híbrida. “Temos concorrência e cooperação e, neste caso, a Red Hat é uma plataforma que abrange tudo isso”, ressaltou a diretora.
IBM finaliza compra da Red Hat por US$ 34 bilhões
A IBM adquiriu a Red Hat por US$ 34 bilhões (US$ 190 por ação). A compra foi realizada em julho deste ano.
De acordo com a Ginni Rometty, a empresa “se transformará no fornecedor de computação em nuvem híbrida número 1 do mundo, oferecendo às empresas a única solução de computação em nuvem aberta que desbloqueará todo o valor da nuvem para seus negócios”.
Confira Também: IBM vai abrir centro de tecnologia no Brasil em parceria com a Fapesp
A Red Hat é reconhecida por seus softwares de código aberto e por ser uma potência em soluções para nuvens. A expectativa da IBM, na época da aquisição era competir com empresas do mesmo setor, como a plataforma Amazon Web Services.
Mas diferente da Amazon, que prioriza apenas aplicações nas nuvens, a IBM priorizaria aplicações nas nuvens mas também em plataformas de Cloud. Para a empresa, essa é a estratégia do mercado. “A nuvem híbrida não é um destino temporário, é o destino”, disse Rometty.