Amazon utiliza sistema de busca, em seu site, que visa lucro da empresa

A Amazon mudou o sistema de busca de seu site para aumentar o destaque de produtos que podem gerar mais lucro para a empresa. A medida foi contestada e gerou opiniões contrárias dentro da companhia. As informações são do “The Wall Street Journal”.

A medida foi evidenciada no final do ano passado, quando a Amazon implantou um novo sistema para otimizar o algoritmo do site, responsável por classificar as listagens. Os níveis de classificação são divididos em: produtos mais vendidos e mais relevantes.

Dessa forma, a empresa introduziu um método para ganhar  atenção do cliente para seus produtos próprios, que poderiam ser mais lucrativos.

Executivos de duas frentes diferentes da Amazon debateram o assunto por vários meses. Isso porque a equipe gestora dos negócios da varejista, localizada em Seattle, era a favor da medida. Em contrapartida, o grupo de buscas da empresa, que trabalha na Califórnia, era a contra as alterações.

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Todas as alterações feitas no site da Amazon podem implicar em volume de vendas de certos produtos, já que a posição da mercadoria pode impulsionar ou diminuir seus resultados.

Um dos membros que é contra a medida da Amazon, afirmou que a empresa deveria fazer o que é melhor para o cliente, sem pensar apenas no próprio lucro. “O mecanismo de busca deve procurar por itens relevantes, não por itens mais lucrativos.”

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O porta-voz da Amazon, Angie Newman, negou que a empresa tenha mudado algo no site para aumentar seu lucro. “A Amazon projeta sua experiência de compra e descoberta para apresentar os produtos que os clientes desejam, independentemente de serem nossas próprias marcas ou produtos oferecidos por nossos parceiros de vendas”, afirmou Newman.

A Amazon mantém seu algoritmo de pesquisa em sigilo para evitar que a concorrência utilize o mesmo sistema. Os clientes, normalmente, acreditam que os meios de pesquisa são neutros e as listagens são feitas pelos produtos mais relevantes, sem parcialidade.

Juliano Passaro

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