Yellen: SVB foi a falência por ‘incapacidade de atender pedidos de saque’
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que o que causou a quebra do Silicon Valley Bank (SVB) foi que o banco não conseguiu atender pedidos de saque dos depositantes. Ela acrescentou que ainda será necessário investigar o que desencadeou esse processo.
“Houve uma massa de saques que gerou problemas de liquidez e o banco teve que ser fechado por isso”, resumiu ela, sobre a crise no SVB.
Yellen deu depoimento ao Comitê de Finanças do Senado nesta quinta-feira, 16. A pauta foi a proposta de orçamento apresentada pela administração Joe Biden na semana passada.
Crédito mais caro e a crise do SVB
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos disse que uma preocupação do governo Joe Biden é a possibilidade de o crédito ficar mais caro e menos acessível, caso bancos sob estresse após crise no Signature Bank e SVB se tornarem mais relutantes a conceder empréstimos.
“Isso poderia virar uma fonte de risco econômico negativo”, afirmou ela.
A secretária disse que há estatísticas para identificar se bancos estão apertando as condições de crédito, a exemplo do Senior Credit Officer Opinion Survey, ao ser perguntada sobre quais indicadores o Tesouro está monitorando para saber se suas medidas de intervenção aos Signature Bank e SVB serão bem sucedidas.
Janet Yellen afirmou também que será necessário pensar sobre requerimentos de liquidez para bancos com forte dependência de depósitos não segurados, após os casos de quebra e de intervenção nos EUA.
Ela disse que bancos que têm mais depósitos segurados e clientes do varejo tendem a não sofrer com corridas como as que as duas instituições bancárias em crise registraram.
“O SVB era um banco que tinha uma proporção muito alta de depósitos não segurados, que o tornava vulnerável a corridas – e sofreu uma corrida devastadora”, afirmou Janet Yellen a um parlamentar durante sabatina no Comitê de Finanças do Senado norte-americano.
Com Estadão Conteúdo