FIIs de papel e fundos de crédito têm rendimentos menores em fevereiro, mas não se assuste; entenda por quê

A carteira da maioria dos Fundos Imobiliários (FIIs) de papel, Fiagro e fundos expostos a crédito de um modo geral são atreladas a ativos como Certificados de Recebíveis e outros títulos. Pontualmente, em fevereiro, esses ativos podem render menos às gestoras, e consequentemente aos cotistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/07/74c682f4-banner-home-6-5.jpg

Isso, considerando que os tomadores de empréstimo – a ponta ‘contrária’ dos FIIs e outros fundos nas negociações – frequentemente emitem os ativos de renda fixa com um pagamento de juros condicionado ao número de dias úteis do mês.

Assim, em fevereiro, um mês que tem menos dias, o rendimento dos FIIs e fundos de crédito tende a ser menor.

Amanda Coura, Head de Produtos Estruturados da Suno Asset, destaca que essa situação é comum e que deve afetar a carteira de diversos fundos do mercado.

“Existem alguns papéis que não são por dia útil e dividem os rendimentos por 12 meses no ano, e não possuem esse impacto, mas a grande maioria dos títulos são por dias úteis”, explica.

Isso, considerando que fevereiro mostrou somente 20 dias úteis.

Assim, uma eventual retração nos dividendos dos FIIs e demais fundos expostos a títulos de renda fixa deve ser sentida pelos cotistas, mas não é algo que sinalize um problema.

“Se eu anualizo a rentabilidade, é a mesma em um mês com mais ou menos dias úteis, considerando a base de cálculo. O investidor não pode se assustar com isso, já que os fundos não estarão sofrendo com nenhum evento de crédito ou algo do gênero”, analisa Coura, da Suno Asset.

Nesse sentido, o impacto sentido por cada fundo pode ser diferente, a depender de quantos ativos da carteira têm uma dinâmica de apurar juros em dias úteis.

Além disso, vale lembrar que essa lógica de rendimento afeta CRIs, CRAs e outros títulos de renda fixa independentemente dos seus indexadores, como CDI e IPCA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Veja os novos dividendos dos FIIs da Suno

Neste dia 15, tradicionalmente, a Suno Asset divulgou o rendimento dos seus fundos imobiliários.

O Suno Fundo de Fundos, ou SNFF11, pagará um valor de R$ 0,65 por cota neste mês de março, em linha com a distribuição de fevereiro.

Já o Fundo Imobiliário Suno Recebíveis, ou SNCI11, pagará um valor de R$ 1,0 por cota neste mês.

Ambos os valores serão distribuídos aos cotistas no dia 24 de de março.

Os dividendos dos fundos da Suno são tradicionalmente anunciados nos dias 15 de cada mês e pagos no dia 25.

Quando alguma dessas duas datas não se trata de um dia útil (feriado e fins de semana) o pagamento ou a divulgação é antecipada para o dia útil anterior – como neste caso, de março, com pagamento em uma sexta-feira, dia 24.

Além dos FIIs, o Fiagro da Suno, SNAG11, e o FI-Infra da casa, SNID11, também anunciaram seus rendimentos nesta quarta (15).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno