Dona do Facebook vai demitir mais 10 mil funcionários
A Meta Platforms (M1TA34), dona do Facebook (FBOK34), afirmou que pretende cortar aproximadamente 10 mil postos em sua folha de pagamentos nos próximos meses.
Trata-se do segundo layoff recente da empresa, que diz estar voltada para o ganho de eficiência, em um contexto econômico mais difícil.
O executivo-chefe da controladora do Facebook, Mark Zuckerberg, disse hoje, por meio de um e-mail à equipe, que a empresa terá várias rodadas de demissões em massa.
Além disso, a mensagem revelou que serão cancelados alguns projetos e haverá redução no ritmo de contratação — no que ele qualificou como o “ano da eficiência”.
As equipes de recrutamento da dona do Facebook serão cortadas primeiro, seguidas pela reestruturação e por demissões nos grupos de tecnologia no fim de abril.
“Minha esperança é fazer essas mudanças organizacionais o mais rápido possível no ano, para que possamos superar este período de incerteza e nos concentrar no trabalho crucial pela frente”, disse o fundador do Facebook.
Em novembro o Facebook anunciou a primeira rodada de cortes, com a demissão de 13% de seus funcionários (11 mil pessoas).
Veja a seguir outras empresas que anunciaram demissões em 2023:
Adobe (ADBE34: demissão de 100 funcionáriosC6 Bank: demissão de até 500 funcionáriosEnjoei: demissão de 50 colaboradoresGoogle: demissão de 12 mil funcionáriosHP: demissão de 6 mil funcionários até o final de 2025IBM: corte de 3,9 mil empregadosiFood: demissão de 355 funcionários
Loft: corte de 340 funcionáriosLoggi: demissão de 250 funcionáriosMicrosoft: demissão de 10 mil funcionáriosMePoupe!: demissão de 72 funcionáriosNubnak: demissão de 40 funcionáriosPagaleve: corte de 20 funcionáriosPagSeguro: corte de 7% dos funcionários
PayPal: cortará 2 mil funcionários;Philips: demitirá 6 mil funcionários de 2023 até 2025SalesForce: corte de 10% do quadro de funcionáriosSolfácil: demissão de 150 funcionáriosUnico: demissão de 110 funcionáriosWiz Co: demissão de 150 funcionários