Silicon Valley Bank: Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, descarta resgate pelo governo
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos, disse que o governo norte-americano não deve realizar um resgate do Silicon Valley Bank (SVB). A fala ocorreu após o banco dos EUA destinado a startups e empresas de tecnologia ter suas atividades encerradas pelas autoridades do país na sexta-feira (10).
O SVB foi colocado em concordata pelos reguladores da Califórnia depois de uma tentativa de venda de ações da empresa falhar. Startups começaram a resgatar seus recursos depositados na instituição por insistência de empresas de capital de risco.
Em entrevista neste domingo (12) ao programa Face the Nation, da rede norte-americana CBS, Yellen lembrou que investidores e proprietários de grandes bancos foram resgatados na crise financeira global de 2008 – mas, dessa vez, este não será o caso.
“As reformas implementadas [desde a crise de 2008] significam que não faremos isso novamente. Contudo, estamos preocupados com os depositantes e focados em tentar atender às suas necessidades”, disse a secretária do Tesouro.
A secretária se recusou a comentar quaisquer detalhes da crise envolvendo o Silicon Valley Bank. Yellen disse que vem trabalhando com os reguladores bancários para criar políticas “apropriadas” para a situação.
Questionada sobre a possibilidade de um acordo ou solução antes da abertura dos mercados, entre hoje e segunda-feira (13), apenas disse que as autoridades estão “trabalhando para resolver a situação em tempo hábil”.
Ainda sobre o impacto que a crise do Silicon Valley Bank pode causar, reforçou que o sistema bancário norte-americano continua “seguro, bem capitalizado e resiliente”. “Queremos garantir que os problemas que existem em um banco não criem contágio para outros que são sólidos. E o objetivo sempre é a supervisão”, disse.
Nubank não tem “qualquer exposição” ao Silicon Valley Bank
A crise no SVB pode ter afetado até US$ 3 bilhões de empresas brasileiras, de acordo com informações divulgadas neste sábado (11). Contudo, o Nubank (NUBR33) não está nesta lista e não é afetado pelo Silicon Valley Bank, segundo a própria fintech.
“A Nu Holdings Ltd. (“Nu Holdings”, “Nu” ou “Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado que nem a Companhia nem nenhuma de suas subsidiárias têm qualquer exposição ao Silicon Valley Bank“, destacou a empresa em comunicado enviado ao mercado.
De acordo com o banco digital, informações equivocadas que atrelavam o Nubank ao Silicon Valley Bank começaram a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.
Para tranquilizar os clientes do Nubank e os agentes financeiros, a empresa de tecnologia reforçou que não conta com recursos no Silicon Valley Bank.