BENEFÍCIOS

Suno Notícias

8 de março, 2023

Bolsa Família terá 13º pagamento no governo Lula?

Em 2019, o governo Bolsonaro pagou uma 13º parcela do Bolsa Família para os beneficiários do programa.

Após a reformulação do programa por causa da pandemia da Covid-19, existia a expectativa de que esse 13º pagamento voltasse ao Bolsa Família durante a gestão Lula.

Contudo, segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, isso não ocorrerá.

“Como o nome diz, é uma bolsa: Bolsa Família. Ela não é um contrato de salário, de remuneração, nem na lógica do setor público nem na lógica do empregado do setor privado”, disse Dias ao Estadão/Broadcast.

Segundo o ministro de Lula, o objetivo do governo é proporcionar geração de emprego e renda para que a população tenha acesso a direitos trabalhistas como o 13º.

"Teremos a oportunidade de trabalhar o ponto principal, que é a inclusão socioeconômica. Objetivo maior é abrir oportunidades, pelo emprego e pelo empreendedorismo, para que se tenha condição de renda. Aí, quem alcançar condição de emprego, vai ter salário, décimo-terceiro, férias, vai ter tudo o que é previsto para o mundo do trabalho", argumentou o ministro.

Questionado sobre possíveis alterações no Bolsa Família em medida provisória que tramita no Congresso, o político disse que o importante é manter os “principais eixos” do texto. “Temos o desafio de ter no mínimo R$ 600 e garantir R$ 150 por criança de até 6 anos”, destacou.