Controladora da Ambev planeja IPO de US$ 5 bilhões na bolsa de Hong Kong
A AB InBev, controladora da Ambev (ABEV3), busca adquirir aproximadamente US$ 5 bilhões com uma oferta pública inicial (IPO) na bolsa de Hong Kong até o fim deste mês. As informações são da “Bloomberg”.
A empresa do ramo de bebidas já tinha abordado este plano há dois meses. Caso fosse realizado, teria sido o maior IPO do mundo no ano. O objetivo da gestora da Ambev é iniciar a operação já na próxima semana, de acordo com informações de pessoas próximas ao assunto.
O IPO da empresa pode ser um estímulo para a bolsa de Hong Kong. Isso porque o mercado asiático tem sofrido com a guerra comercial entre Estados Unidos e China.
A ideia da empresa gestora da Ambev é conseguir reestruturar sua dívida de mais de US$ 100 bilhões, obtida depois da aquisição da SABMiller há três anos. A “Bloomberg” afirma que a oferta inicial da AB InBev na bolsa asiática pode ser a segunda maior do planeta em 2019. Sendo assim, o IPO só ficaria atrás da oferta de US$ 8,1 bilhões do Uber Technologies feita em maio. A oferta será coordenada pela JPMorgan Chase e o Morgan Stanley.
Lucro líquido da Ambev no trimestre
A companhia brasileira de bebidas Ambev SA registrou alta de 8,5% em seu lucro líquido ajustado do segundo trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2018. Um dos fatores principais para isso acontecer foi a diminuição de despesas financeiras.
A subsidiária da Anheuser Busch InBev conseguiu lucrar R$ 2,616 bilhões entre os meses de abril e junho. Dessa forma, a Ambev deixou para trás as estimativas de especialistas, que esperavam por um valor de R$ 2,286 bilhões.
O lucro líquido trimestral ajustado da Ambev teve uma elevação de 16,1%, em comparação a 2018. De acordo com a companhia, a quantidade de cerveja vendida no País aumentou em 2,9 %. Sendo assim, o fato pode ser explicado pelo progresso nas vendas de marcas internacionais, como: Budweiser, Stella Artois e Corona.
“Os resultados apresentados neste trimestre são consequência direta do investimento da companhia em suas plataformas estratégicas, especialmente no fortalecimento de seu portfólio premium e das famílias de marcas como Brahma e Skol”, disse a empresa.