Ferbasa (FESA4) encolhe lucro em 35%, para R$ 152 milhões

A Ferbasa (FESA4) anotou um lucro líquido de R$ 152 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), conforme balanço financeiro publicado no fim desta segunda-feira (6).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

Com isso, o lucro da Ferbasa encolheu 35,8% ante igual etapa do ano anterior.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado da companhia totalizou R$ 189,1 milhões no 4T22, representando uma baixa de cerca de 40% ante igual período do ano anterior.

A margem Ebitda ajustada da empresa foi de 26,5% no trimestre, representando um recuo de 19,5 pontos percentuais (p.p.) em relação à margem registrada em igual trimestre do ano anterior.

A receita líquida da empresa, por sua vez, subiu 4,7% para atuais R$ 714,2 milhões no quarto trimestre de 2022.]

Resultado da Ferbasa no 4T22 - Foto: Reprodução/Ferbasa/CVM
Resultado da Ferbasa no 4T22 – Foto: Reprodução/Ferbasa/CVM

Sobre os dividendos da Ferbasa, a empresa destacou que se manteve como “pagadora regular de proventos aos acionistas” e acompanhou “o bom desempenho dos negócios durante o ano” ao pagar R$ 448,7 milhões aos acionistas, sendo R$ 313 milhões como forma de antecipação de dividendos relativos ao lucro de 2022.

Além disso, a empresa destacou que foram pagos durante o exercício de 2022:

  • R$ 86,8 milhões como dividendos adicionais com base em reserva de lucro
  • R$ 42,8 milhões como complemento aos dividendos mínimos obrigatórios referentes a 2021
  • R$ 5,4 milhões referentes a complemento de JCP de 2021

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Produção da Ferbasa no 4T22

Ainda segundo o resultado da Ferbasa, foram produzidas 301,6 mil toneladas de ferroligas, representando uma queda de 2,6% na base anual.

Além disso, o balanço da Ferbasa mostra uma comercialização de 269,9 mil toneladas de ferroligas em 2022, volume próximo às 272,1 mil toneladas de 2021.

Segundo a companhia, essa variação sofreu influência da queda de 12,1% nas vendas para o mercado interno (MI) e da alta de 15,4% nos volumes destinados ao mercado externo (ME).

O custo de produtos vendidos da empresa foi de R$ 1,72 bilhão no acumulado de 2022, mostrando alta de 24,6% ante o ano de 2021.

A relação entre receita e CPV da Ferbasa foi de 52%, levando isso em consideração – no ano anterior, havia sido de 55%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno