Quando se pensa em adquirir um carro seminovo, não é apenas a economia com combustível o único fator a ser considerado.
Além disso, também é importante levar em conta quais serão os possíveis gastos com reparação e manutenção desse carro seminovo.
Para avaliar os custos envolvidos na reparação de um carro, uma das métricas que podem ser usadas é o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do Cesvi Brasil.
Além da análise do IMV, outras questões podem ser importantes na hora de verificar os veículos mais demorados e caros de fazer a reparação, como mão de obra disponível e qualidade de peças.
Entre os carros mais difíceis e custosos na manutenção, ou reparação estão Citroën C4 Lounge, Jeep Renegade, Nissan Versa, Fiat Palio e Toyota Corolla, segundo o ranking do IMV.
O Toyota Corolla, por exemplo, tem 54 pontos no IMV, sendo que a máxima do índice é de 60 pontos.
O IMV mostra que são cerca de 14 horas necessárias para que a dianteira do Corolla seja reparada. Da traseira, o tempo de conserto é de 16 horas.
O Citroën C4 Lounge teve 58 pontos, com 15 horas de conserto na parte dianteira e 12 horas na parte traseira.
O Jeep Renegade, por sua vez, tem 54 pontos. O modelo foi lançado em 2015 e o tempo de reparo da parte traseira é de 8 horas, e da dianteira é de 10 horas.
O Fiat Palio registrou 60 pontos, a máxima do ranking, possuindo um tempo de reparo de 30 horas na parte dianteira e de 42 horas na parte traseira.
Por fim, o Caoa Chery Tiggo 2 também teve 60 pontos, sendo incríveis 36 horas de reparação na parte dianteira e 15 horas na parte traseira do carro.