CONFLITO BÉLICO

Suno Notícias

24 de janeiro, 2023

Guerra na Ucrânia completa um ano; perdas devem chegar a US$ 2,8 tri

A Guerra na Ucrânia completa um ano nesta sexta (24). O confilto matou milhares de pessoas e deve causar prejuízos de até US$ 2,8 trilhões para a economia mundial.

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a ofensiva russa contra o território ucrâniano provocou a fuga de 18 milhões de pessoas da região.

Entre os principais problemas sentidos em termos globais em função do conflito entre Rússia e Ucrânia, estão o encarecimento dos alimentos e a inflação generalizados.

O economista da XP Investimentos, Francisco Nobre, explica que a inflação já estava alta graças aos gargalos de produção globais e um desequilíbrio na oferta durante a pandemia.

Embora o cenário tenha afetado todo o mundo, a zona do euro foi definitivamente a mais atingida, tanto pela proximidade geográfica, quanto pela dependência do gás natural — considerando que a Rússia é responsável por 41% do fornecimento da União Europeia — e da produção energética russa. Com isso, o poder aquisitivo dos europeus foi impactado e afetou o consumo, levando à contração da economia do bloco.

O maior impacto no Brasil foi o aumento do preço do petróleo brent, referência para a política de preços da Petrobras (PETR4), afetando o consumidor final e encarecendo a produção.

Com um aumento que beirou a casa dos 40%, o preço do petróleo pressionou ainda mais a inflação, que já era uma preocupação para o país em decorrência da pandemia.