Produção industrial da Alemanha registra baixa em julho

A produção industrial total da Alemanha teve uma queda inesperada no mês de julho. O indicador, que engloba a produção de manufatura, energia e construção, teve baixa de 0,6% no mês de julho em comparação a junho.

A maior economia da Europa ainda provoca medo no cenário internacional com a possibilidade de adentrar em uma recessão. Os dados sobre a produção industrial da Alemaha foram divulgados pelo Departamento Federal de Estatística do país na manhã desta sexta-feira (6).

Especialistas entrevistados pelo “The Wall Sreet Journal” estimavam um crescimento de 0,1% no mês. Em comparação com o mês de julho do ano passado, a produção industrial da Alemanha teve baixa de 4,2%.

“Em vista do fraco início do segundo semestre do ano e da falta de recuperação de pedidos recebidos, não está à vista nenhuma melhora na economia industrial”, analisou o Ministério da Economia da Alemanha. Em contrapartida, a produção de construção civil cresceu 0,2% em julho ante junho.

Veja também: Juros futuros caem após desaceleração de criação de empregos dos EUA

PIB da Alemanha

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha diminuiu 0,1%, em relação ao primeiro trimestre do ano, confirmando o valor previsto por especialistas em meados de agosto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1080X250.png

No comparativo com o mesmo período de 2018, porém, o PIB alemão do segundo trimestre deste ano teve uma alta de 0,4%. Além disso, a indústria automobilística também tem influenciado negativamente na economia alemã, isso porque ouve uma queda significativa nas exportações. As vendas externas caíram devido aos impasses com o Brexit e a demanda abaixo da média da China.

O governo da Alemanha estima que o crescimento econômico do país desacelere para 0,5% em 2019, frente ao crescimento de 1,5% ano passado. Esta seria a pior taxa de crescimento anual desde 2013, quando a zona do euro passava por uma crise da dívida soberana.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno