Carnaval: veja 4 exemplos de empresas que historicamente lucram no período
O carnaval é um período bastante aguardado, não somente por diversos brasileiros, mas também por variadas empresas. Algumas dessas companhias tendem a apresentar uma movimentação maior neste período festivo.
Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o carnaval deste ano deverá movimentar R$ 8,18 bilhões em receitas.
A entidade comenta que, se a expectativa for confirmada, as atividades econômicas tradicionalmente envolvidas com este setor alcançariam um volume financeiro 26,9% superior ao ano passado.
A confederação destaca que o carnaval é considerado o “Natal do turismo brasileiro”.
A CNC ainda estima que a demanda por serviços turísticos deverá implicar na oferta de 24,6 mil vagas temporárias voltadas para o carnaval deste ano.
Exemplos de empresas que historicamente lucram no carnaval
Em meio a esse fluxo de pessoas que aproveitam o feriadão de carnaval, há algumas companhias que tendem a buscar ganhos no período festivo.
Um exemplo disso é a fabricante de bebidas Ambev (ABEV3). De forma sazonal, tende a haver elevado consumo de bebidas no período de carnaval.
A empresa brasileira de viagens turísticas CVC (CVCB3) também tende a aproveitar o fluxo de turistas no carnaval.
Dentro do setor aéreo, o fluxo de viagens ainda tende a ser aproveitado por companhias como a Gol (GOLL4) e a Azul (AZUL4).
De acordo com o Ministério do Turismo, o setor aéreo deve ser um dos principais meios de viagens pelo Brasil durante o feriadão de carnaval.
Um levantamento realizado pela pasta aponta que mais de 4,5 milhões de pessoas devem voar pelo país ao longo deste período. Isso representaria um crescimento de 90% em relação ao ano anterior.
De qualquer modo, vale destacar que o carnaval se trata de um evento sazonal. No mercado, existem outros parâmetros que tendem a ser indicados por especialistas para a decisão de investimento em ativos diversos.