MERCADO EM ALTA

Suno Notícias

15 de fevereiro, 2023

Vendas de cerveja crescem 8% em 2022 no mundo 

Com a volta da normalidade na maioria dos países, num cenário "pós-Covid", as vendas de cerveja cresceram 8% em 2022.

Segundo os dados da pesquisa Euromonitor International, o volume alcançado em 2022 da bebida alcoólica foi de cerca de 15,4 bilhões de litros.

“Mesmo em um período tão desafiador para a economia e a indústria, marcado pelo cenário de alta inflacionária, somado a restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e o impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia, o resultado consolida a relevância e o compromisso do setor cervejeiro no desenvolvimento econômico e social do Brasil", explica Márcio Maciel, presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo de cerveja. Essa cadeia produtiva representa 2% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, com massa salarial de R$ 27 bilhões.

Em termos de faturamento, a projeção das vendas da cadeia cervejeira apresentou alta de aproximadamente 19,8% em comparação a 2021, totalizando R$ 277,4 bilhões ante R$ 231,6 bilhões no ano anterior.

Entre os brasileiros, a categoria de cerveja mais popular continua sendo a lager, que representa 97% do volume total de vendas de cerveja no varejo, com uma notável performance de venda das cervejas premium entre os consumidores.

O levantamento revelou que a categoria da cerveja não alcoólica foi uma das mais bem-sucedidas em 2022, impulsionada pelo aumento da busca pela saúde e do consumo consciente com a oferta e inovação dos produtos pelas fabricantes.