Fundo de Garantia

Suno Notícias

14 de fevereiro, 2023

FGTS 2023: saiba quem pode sacar e como fazer isso

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício destinado ao trabalhador para que ele tenha uma ‘reserva’ caso perca o seu emprego.

Mas você sabia que é possível sacar o dinheiro em outras situações?

A seguir, explicamos quem pode sacar o FGTS em 2023 e como fazer isso!

Saque-Rescisão Quando ocorre a demissão sem justa causa, o trabalhador pode sacar o dinheiro e o empregador ainda deve pagar uma multa de 40% sobre o valor.

Aposentadoria Ao se aposentar, o trabalhador também tem o direito de sacar o valor acumulado no fundo.

Doenças graves Destinado ao trabalhador que tenha ou cujo dependente esteja acometido pelas seguintes doenças: - alienação mental, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença de parkinson, espondiloartrose, anquilosante, estado avançado da doença de paget, hanseníase, hepatopatia grave, nefropatia grave, paralisia irreversível e incapacitante, tuberculose ativa, hiv/aids, neoplasia maligna, e estágio terminal.

Financiamento habitacional O FGTS pode ser sacado quando o trabalhador for comprar ou financiar um imóvel. O valor pode ser sacado a cada dois anos para pagar parcelas do imóvel ou quitar a dívida.

Saque-aniversário O trabalhador tem direito a retirar uma parte do FGTS no mês de aniversário. Vale lembrar que ao optar pela modalidade, ele perde o Saque-Rescisão. Os outros tipos de saque, porém, são liberados.

Como sacar o FGTS? Para sacar o FGTS, o trabalhador pode solicitar o benefício diretamente na Caixa Econômica Federal ou por meio do aplicativo para celular (disponível para Android e iOS). O valor é depositado em até 5 dias úteis.