Bilionários

Suno Notícias

9 de fevereiro, 2023

Família Safra ‘racha’ em disputa por herança bilionária; saiba quem é quem

O bilionário acusa os familiares de diminuírem sua participação na holding do Safra National Bank após a morte do pai, Joseph Safra.

Na ação movida, Alberto diz que sua mãe Vicky Safra e os irmãos Jacob e David se envolveram em atos de improbidade corporativa para prejudicar seus interesses na empresa.

Quem é quem na história? O fundador do banco Safra, Joseph, morreu em dezembro de 2020 por causas naturais. Era o homem mais rico do Brasil em 2020, segundo o ranking da Forbes, com uma fortuna estimada em R$ 119,08 bilhões.

Quem é quem na história? Joseph Safra passou os últimos anos de vida ao lado da esposa Vicky na Suíça. Apesar de debilitado pelo mal de Parkinson, ainda se mantinha presente nos negócios.

Quem é quem na história? Alberto Safra, filho de Joseph, é acionista do grupo Safra – onde trabalhou até 2019 – e fundador da Asa Investments. Hoje, Alberto acusa os irmãos de "ações ilegais". Na Suprema Corte de Nova York, disse que "não teve alternativa senão ingressar com ação judicial”. Ele diz que busca a proteção de seus direitos por meio da ação.

Quem é quem na história? Vicky Safra, mãe de Alberto, Jacob e David, casou-se com Joseph Safra em 1969. Aos 70 anos, faz trabalhos voluntários e ajuda em instituições de caridade. É a responsável pela Fundação Vicky e Joseph Safra.

Quem é quem na história? O patrimônio da viúva é avaliado em R$ 37,5 bilhões, segundo a Forbes. Vicky Safra tem ainda outros bens em seu nome, como o prédio Gherkin, em Londres, Inglaterra.

Quem é quem na história? Jacob Safra é responsável pelos negócios internacionais da família. Cuida do banco J. Safra Sarasin, do Safra National Bank de Nova York e do setor imobiliário da família nos Estados Unidos.

Quem é quem na história? David Safra faz parte do Conselho de Administração do banco da família e cuida dos negócios da empresa no Brasil.

A família diz que lamenta a decisão de Alberto, e que ele "atentou contra o pai em vida" e agora "em memória". "Poucos meses após receber doação do Sr. Joseph, como antecipação de sua herança, Alberto deixou o Banco Safra, sem atender aos apelos feitos pessoalmente pelo seu pai."

"Alberto iniciou negócio concorrente ao Banco Safra, tendo, inclusive, assediado e contratado vários executivos do grupo. Nessa ocasião, o sr. Joseph conversou com diversos executivos solicitando que não acompanhassem Alberto em sua empreitada, já que se tratava de uma afronta a ele próprio."

"Após diversas recusas de Alberto de mudar seus planos, o Sr. Joseph o deserdou e tomou medidas naquele momento. Agora Alberto promove uma disputa contra toda a família, dizendo que o pai não teria motivos para fazer o que fez, alegando tratar-se de uma conspiração para prejudicá-lo."