Uber vai sair do Brasil? Ministro de Lula faz proposta curiosa
Ministro do Trabalho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Marinho ironizou uma possível saída do Uber do Brasil caso seja aprovada alguma regulamentação do trabalho por aplicativos.
Nesta segunda (6), o político disse que pode "chamar os Correios" para pensar em uma solução que substitua o serviço de carros via aplicativo.
"As empresas estão dispostas a discutir. Na Espanha, no processo de regulação, o Uber e mais alguém disseram que iam sair. Esta rebeldia durou 72 horas. Me falaram: 'E Se o Uber sair?'. Problema do Uber. Não estou preocupado", disse Luiz Marinho em entrevista ao jornal Valor Econômico.
Em seguida, o ministro de Lula foi questionado sobre um possível problema econômico caso o Uber saia do país, e o político rebateu: "Cria outro [aplicativo]. Posso chamar os Correios, que é uma empresa de logística e dizer para criar um aplicativo e substituir".
"Aplicativo se tem aos montes no mercado. Não queremos regular lá no mínimo detalhe. Ninguém gosta de correr muito risco, especialmente os capitalistas brasileiros. Mas qual a regulação para proteção do trabalho e das pessoas?", complementou.
Segundo dados divulgados pelo aplicativo em outubro de 2022, o Uber gerou R$ 36 bilhões de valor para a economia nacional em 2021, o que representa 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto).
De acordo com os dados do Status Invest, os BDRs do Uber estão sendo operadas no Ibovespa hoje em alta de 2,90%, ao valor de R$ 43,60. Neste mês, os papéis já se valorizaram 8,86%.