Governo japonês oferta mais de R$ 40 mil para quem sair de Tóquio
Suno Notícias
25 de janeiro, 2023
O governo do Japão está oferecendo um auxílio equivalente a mais de R$ 40 mil para quem se mudar para alguns municípios do país.
O valor será pago no mês de abril, conforme informado pelo governo japonês, valendo para alguns municípios situados nas províncias do Japão.
A imprensa japonesa diz que o governo pretende revitalizar essas províncias localizadas fora de Tóquio.
Isso ocorreu porque essas regiões estão sendo ocupadas por uma população com um perfil mais velho.
O Japão tem a maior taxa per capita de idosos com mais de 65 anos do mundo, e muitos deles estão ocupando essas províncias.
Além disso, a iniciativa do governo japonês também visa reduzir a densidade populacional na região metropolitana da capital.
A região metropolitana de Tóquio conta com cerca de 25% da população do Japão, com um total de 37 milhões de pessoas.
Por conta disso, a capital japonesa é a cidade mais populosa do mundo e a ajuda oferecida pelo governo pretende atrair mais pessoas para outras regiões do país.
O governo do Japão oferece 1 milhão de yens por criança, para que as famílias façam tal mudança para o interior do país, incluindo algumas zonas rurais ao redor de Tóquio.
O que fazer para receber?
Para receber o valor, as famílias precisam se mudar de Tóquio e também de cidades vizinhas como Kanagawa, Saitama e Chiba.
Apesar disso, poucas pessoas estão dispostas a deixar o conglomerado urbano e receber essa quantia por isso.
Somente 2.400 pessoas aceitaram a proposta em 2021, o que representa apenas 0,006% da população de Tóquio.
Ademais, os que aderirem à ideia, terão que ficar na nova cidade do Japão por pelo menos 5 anos para ter direito ao auxílio.