Ações da Vivara (VIVA3) sobem 4% após XP reiterar compra: “Curto prazo segue sólido”

As ações da Vivara (VIVA3) sobem mais de 4% na tarde desta terça-feira (24), um dia depois de realizar o seu Investor Day, em que a rede de joias apresentou o plano estratégico para os próximos 60 anos.

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Após o evento, a XP Investimentos reiterou a sua recomendação de “compra” para as ações da Vivara, com o preço-alvo de R$ 31.

Na visão dos analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt, a Vivara continuará a entregar resultados sólidos, ao mesmo tempo em que possui fortes vantagens competitivas, como a força da marca, verticalização e escala.

As principais mensagens tiradas do evento, segundo a casa de análise foram:

  • A Life é a principal alavanca de crescimento orgânico, com os resultados das lojas surpreendendo positivamente;
  • A empresa pode aumentar seu mercado endereçável com a entrada em novos posicionamentos de mercado; geografias e/ou categorias; e
  • os resultados de curto prazo permanecem sólidos

Em um momento arriscado de varejistas na Bolsa, a Vivara se destaca por ser uma empresa premium. “A Vivara tem um público mais nichado, cativo e tem menos concorrência”, destaca Carlos Pessoa, CEO da Vêneto Asset Management.

“Embora a companhia tenha uma participação de mercado de aproximadamente 16% no mercado formal de joias no Brasil, a marca Life tem apenas ~5% desse total, enquanto os seus principais concorrentes estão ficando para trás em termos de tamanho, saúde financeira e/ou poder de marca”, descrevem os analistas da XP Investimentos.

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Life é principal linha de crescimento

A Vivara deve abrir entre 55 a 60 lojas em 2023, com foco na linha Life by Vivara, que possui público-alvo mais jovem. Na visão da XP, há o potencial de se equiparar ou até superar o número de lojas da Vivara no longo prazo de 243 lojas.

Além disso, a Vivara também pode abrir novas avenidas de crescimento ao expandir seu posicionamento de mercado, posicionamento geográfico e portfolio por meio da entrada em outras categorias de acessórios pessoais, diz a casa de análise.

O curto prazo da Vivara permanece sólido. Otávio Lyra, CFO da Vivara, observou que os resultados da companhia seguem sólidos, com indicações positivas no começo do ano.

A previsão para este ano é que a expansão da Life deve ser a principal alavanca de crescimento de receita, com alta de 15 a 20% ano a ano e expansão de margem bruta, mitigando a pressão de despesas operacionais decorrente da expansão.

A XP destaca que o desempenho da Life tem surpreendido de maneira favorável.

A Vivara elevou as expectativas de uma loja madura da Life para R$ 5,1 milhões, alta de 28% em relação ao plano original, margem Ebitda da loja em 43%, alta de 4,5 pontos percentuais e ROIC (Retorno sobre Capital) em 54%, alta de 14 pontos percentuais. Os números referem-se ao rendimento em um ano de uma loja.

Ações da Vivara

As ações da Vivara subiam 4% às 15h40 desta terça-feira (24), cotadas a R$ 22,95.

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Ana Clara Macedo

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