EXCLUSIVO: Banco Original quer acabar com área de varejo; PicPay receberá clientes PF
O Banco Original quer mudar o seu foco de atuação e direcionar forças para atender grandes empresas e o setor do agronegócio. Assim, a área de varejo da instituição deve ser encerrada e os clientes pessoa física (PF) serão transferidos para o PicPay – as duas empresas pertencem ao Grupo J&F, que controla empresas como JBS (JBSS3) e Eldorado Celulose.
Segundo fontes disseram com exclusividade ao Suno Notícias, a ideia por trás dessa iniciativa é fortalecer a carteira digital e reduzir os custos das operações financeiras da holding. Atualmente, a J&F paga as equipes do Original e do PicPay para disponibilizarem a mesma funcionalidade aos clientes das duas empresas.
Com essa migração de clientes para o PicPay, a holding deixará de ter esse “custo dobrado” na sua folha.
A previsão é de que as migrações de sistemas e das carteiras dos clientes (dados pessoais, saldos, empréstimos, entre outras informações) do Original para o PicPay sejam concluídas em setembro.
Um dos líderes desse projeto é José Antônio Batista, ex-CEO do PicPay e líder do Original atualmente. O sobrinho de Joesley e Wesley Batista foi o responsável por “arrumar a casa” na fintech. Agora, ele repete essa missão no banco.
Atualmente, o PicPay atua como instituição de pagamento, não como um banco. O antigo Banco Original do Agronegócio foi para os braços da fintech e virou o PicPay Bank.
Esse foi um dos passos para transformar a fintech oficialmente em um banco, projeto que será impulsionado com a chegada dos clientes do Original. Mesmo com o CNPJ de banco em mãos, o PicPay precisa cumprir alguns atos regulatórios para efetivar essas operação.
Parceria entre Banco Original e PicPay
Em julho de 2022, o Original tinha mais de 7 milhões de clientes. No primeiro semestre do ano passado, o PicPay contava com 71,2 milhões de usuários cadastrados, e o volume mensal de usuários ativos era de 32,1 milhões.
A fintech completou 10 anos em setembro de 2022, enquanto o banco digital completa 12 anos de existência em 2023.
No primeiro semestre do ano passado, a fintech registrou um prejuízo de R$ 663,2 milhões, número 87,3% pior do que o negócio havia registrado no mesmo período de 2021.
O Suno Notícias entrou em contato com a assessoria do Banco Original, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem. O PicPay disse que não comentará o caso.