Varejo está 2,6% acima do patamar pré-pandemia, revela IBGE

O volume de vendas do varejo chegou a novembro de 2022 em patamar 2,6% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

Já no varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas operam 1,6% abaixo do pré-pandemia.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas os segmentos de artigos farmacêuticos, combustíveis e supermercados estão operando acima do patamar pré-crise sanitária.

O segmento de artigos farmacêuticos opera em patamar 22,4% acima do pré-crise sanitária; combustíveis e lubrificantes, 12% acima; e supermercados, 4% acima.

Os veículos estão 9,3% aquém do nível de fevereiro de 2020; material de construção, 0,6% aquém; móveis e eletrodomésticos, 11,7% abaixo; vestuário, 24,1% abaixo; equipamentos de informática e comunicação, 12,9% abaixo; outros artigos de uso pessoal e domésticos, 3% abaixo; e livros e papelaria, 37,6% abaixo.

BBA vê ‘desempenho fraco’

Os especialistas do Itaú BBA destacam que os itens ‘Veículos e autopeças’ e ‘Móveis e eletrodomésticos foram surpresas negativas nos dados do IBGE.

“Em nossa visão o fraco desempenho das vendas no varejo em novembro deve continuar nos meses seguintes, com a deterioração das condições financeiras e a desaceleração da atividade econômica. O carrego estatístico agora é de +0,6% no comparativo trimestral com ajuste sazonal para o conceito ampliado (+0,7% para o restrito) no 4T. Nosso tracking do PIB para o 4T22 permaneceu inalterado em -0,2%, na comparação trimestral com ajuste sazonal”, destaca o parecer, encabeçado pelo economista-chefe do banco, Mario Mesquita.

Comparação com ‘pico do varejo’ de 2020

Após o recuo de 0,6% no volume vendido em novembro ante outubro de 2022, o varejo passou a operar 3,6% abaixo do pico, alcançado em outubro de 2020, dentro da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio, iniciada em 2000.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Já o varejo ampliado, que também caiu 0,6% em novembro ante outubro de 2022, está em nível 7,5% aquém do ápice registrado em agosto de 2012.

Dados revisados

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em outubro ante setembro de 2022, de um avanço de 0,4% para uma alta de 0,3%.

No varejo ampliado, a taxa de outubro ante setembro saiu de aumento de 0,5% para elevação de 0,2%.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno