ChatGPT pode ser vendido por US$ 29 bilhões à Microsoft (MSFT34)
A Microsoft (MSFT34) e a OpenAI, empresa por trás do chatbot de inteligência artificial ChatGPT, estão negociando uma compra da plataforma por até US$ 29 bilhões.
Em ocasiões passadas, a companhia de Bill Gates estudava um investimentos de US$ 10 bilhões na ChatGPT.
A Microsoft já investiu US$ 1 bilhão na companhia em meados de 2019 para ter a prioridade do uso da tecnologia da OpenAI no Bing (mecanismo de busca) e no app Microsoft Design.
As empresas estão conversando há meses sobre a Microsoft aumentar significativamente sua participação acionária na OpenAI, segundo informações da Bloomberg.
Além disso, as informações adiantadas pelo The Wall Street Journal mostram que os fundos Thrive Capital e Founders Fund estudam uma compra de ações de funcionários no valuation de US$ 29 bilhões.
Ainda no ano de 2021, o laboratório que fez a tecnologia fez uma rodada de investimento com valuation de US$ 14 bilhões.
A OpenAI foi fundada em 2015 como uma instituição sem fins lucrativos com apoio de Elon Musk e de Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn.
Quatro anos depois, começou a vender ferramentas de AI para desenvolvedores profissionais.
Entenda o que é o ChatGPT
Sendo uma ferramenta gratuita e aberta ao público, o ChatGPT foi lançado no fim de novembro de 2022, funcionando como um bot que reproduz incontáveis comandos de texto – podendo escrever textos, poemas e até dar ao usuário um código de programação.
O Wall Street Journal informou na semana passada que a OpenAI estava fechando a venda de ações com uma avaliação de US$ 29 bilhões (R$ 151 bilhões).
A tecnologia de inteligência artificial tem tanto potencial que figura como um dos maiores riscos ao Google, mecanismo de pesquisa da Alphabet (GOGL34).
“Qualquer risco percebido para a forte participação do Google nas buscas, ou qualquer transição do modelo de negócios de busca, pode ocasionar um prejuízo para as ações da companhia”, diz o Bank of America.
Apesar disso, as ações da Alphabet e da Microsoft não sofreram grandes perdas desde o lançamento do ChatGPT, com 12% e 10% de queda, respectivamente.