Gafisa (GFSA3): ações disparam mais de dois dígitos neste ano
No início deste ano, as ações da Gafisa (GFSA3) vêm disparando na bolsa de valores brasileira. A valorização dos ativos supera dois dígitos no acumulado dos dois primeiros pregões de 2023.
Diante das oscilações recentes registradas pelas ações da Gafisa, ainda no fim de dezembro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) solicitou que fosse informado se há algum fato do conhecimento da empresa que possa justificar isso.
No dia 29 de dezembro, a Gafisa publicou os esclarecimentos sobre questionamentos da CVM.
A Gafisa informa que divulgou fato relevante, em 28 de dezembro, informando ao mercado que o colegiado da CVM indeferiu o pedido formulado por acionista da empresa para a interrupção do curso do prazo de antecedência da convocação de assembleia geral extraordinária, convocada pela acionista Esh Theta, originalmente para acontecer em 2 de janeiro deste ano (AGE Esh Theta).
No mesmo fato relevante, a Gafisa comunicou que segue em vigor a decisão liminar interrompendo o curso do prazo de convocação para a AGE Esh Theta, proferida em 20 de dezembro pela juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, não sendo possível realizar a AGE Esh Theta na data originalmente convocada.
Desse modo, foi mantida a realização da assembleia geral extraordinária da Gafisa, a ser feita em 9 de janeiro deste ano.
A empresa ainda comentou que foi divulgado fato relevante informando que a Esh Theta teve negado o agravo de instrumento que buscava suspender a eficácia da decisão liminar.
“Importa dizer que os dois Fatos Relevantes acima mencionados foram motivados por fatos de conhecimento público, não originados nos negócios da Companhia, mas que por boa prática de governança, e no intuito de manter o mercado devidamente informado, foram amplamente divulgados na forma de Fato Relevante”, justifica a Gafisa.
Conforme a empresa, ao mesmo passo em que a Esh Theta vem aumentando sua participação acionária “em sua campanha pública para a destituição forçada da administração da empresa”, a Gafisa entende “que a oscilação atípica informada no Ofício tenha relação com a escalada acionária empreendida pela Esh Theta”.
Por fim, a Gafisa cita que divulgou fato relevante comunicando a alienação de sua participação no empreendimento Fasano Itaim. Em nota à imprensa, a empresa afirma que “
O aumento das ações da Gafisa na Bolsa de Valores reflete positivamente a gestão focada em geração de caixa que está sendo implementada pelo CEO Henrique Blecher, desde a sua entrada na Companhia. A estratégia de vendas de ativos, sendo o mais recente o Hotel Fasano, impulsionou uma valorização expressiva, em torno de quatro vezes.”
Cotação da Gafisa nesta terça-feira
Nesta terça-feira, as ações da Gafisa fecharam em valorização de 50,42%, a R$ 21,30.
No acumulado deste ano, os ativos da Gafisa registram alta de 115,15% na bolsa de valores brasileira.