Abono salarial

PIS/Pasep 2023: calendário é aprovado; veja as datas

Suno Notícias

15 de dezembro, 2022

O calendário de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep proposto para 2023 foi aprovado.

Cerca de 23 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2021 poderão sacar o abono salarial de fevereiro a julho do próximo ano. Com informações da Agência Brasil

Desse total, 21,4 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão o PIS e 2,2 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS/PASEP é um programa de abono salarial feito da integração entre o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

As datas propostas foram aprovadas pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) nesta  quinta-feira, 15 de dezembro.

As datas foram apresentadas na quinta-feira (8) aos membros do conselho, que contam com representantes do governo, trabalhadores e empregadores.

No calendário proposto, o PIS referente ao ano de 2021 começaria a ser pago no dia 15 de fevereiro, para nascidos em janeiro.

Além disso, haverá novas liberações até o dia 17 de julho, pagamento do último lote, para aniversariantes de dezembro.

Confira o calendário proposto para o PIS:

Para o pagamento do Pasep, as liberações dos lotes começam no dia 15 de fevereiro e vão até 17 de julho, listado pelo número final de inscrição do trabalhador. Tanto no PIS quanto no Pasep o prazo final para sacar termina em 28 de dezembro de 2023.

Confira o calendário proposto para o Pasep:

Para ter acesso, o trabalhador deve: - Estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos; - Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior; - Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês; - Estar com os dados devidamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).