Uber registra seu maior prejuízo no segundo trimestre de 2019

O Uber (UBER) divulgou nesta quinta-feira (8) seu balanço do segundo trimestre de 2019. A empresa de transporte por aplicativo registrou o maior prejuízo de sua história para o período abril – junho, com uma perda de U$$ 5,23 bilhões (cerca de R$ 2o,39 bilhões).

Nesse resultado negativo do Uber estão inclusos os custos de compensação financeira da abertura de capital. Despesas que somaram U$$ 3,9 bilhões. Essa é a segunda vez que o aplicativo divulga seu balanço desde a abertura de seu capital em maio deste ano. A empresa está cotada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

No mesmo período em 2018, o prejuízo havia sido de U$$ 878 milhões, sem os custos de compensação o valor perdido foi de U$$ 656 milhões. O ritmo de crescimento também é o menor desde que o aplicativo começou a publicar seus balanços.

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O faturamento cresceu em 14% chegando a U$$ 3,17 bilhões. Um valor inferior aos U$$ 3,30 bilhões que analistas do mercado esperavam. A atuação na América Latina teve um destaque negativo, diminuindo o faturamento em 24% comparando com o mesmo período de 2018.

O aumento da concorrência no mercado latino-americano de transporte urbano é considerado um dos maiores motivos do encolhimento do faturamento, que fechou o trimestre em U$$ 547 milhões.

Desaquecimento dos negócios do Uber

O Uber anunciou no dia 30 de julho a demissão de 400 funcionários. O aplicativo de transporte urbano planeja reduzir de um terço a dimensão do departamento de marketing.

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O presidente do Uber, Dara Khosrowshahi, enviou um email para os funcionários explicando as mudanças. O objetivo é reestruturar o quadro de funcionários da empresa para enfrentar o desaquecimento dos negócios. As demissões representam cerca de 1,6% da força de trabalho global do aplicativo.

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“Hoje há uma sensação geral de que, embora tenhamos crescido rapidamente, desaceleramos”, escreveu Khosrowshahi no e-mail, “É natural quando as empresas crescem, mas é algo que devemos enfrentar, e rapidamente. E eu estou aqui para ganhar uma corrida realmente importante”.

O Uber completou 1,68 bilhões de viagens e de entregas (Uber Eats), o que foi um valor um pouco acima do esperado por analistas de 1,65 bilhões. Contudo, o número não foi suficiente para reaquecer seus negócios.

Rafael Lara

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