Ibovespa inicia em alta nesta terça de olho na reforma da Previdência
O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (6) com a guerra comercial, a reforma da Previdência e a previsão do BC de um novo corte na taxa de juros do Brasil no radar.
Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava alta de 0,93% alcançando 101.033,37 pontos. O mercado segue atento ao desdobramento da disputa comercial entre os Estados Unidos e a China.
Além disso, segue no radar dos investidores a reforma da Previdência e a declaração do Banco Central de que um novo corte pode ser feito na taxa básica de juros do Brasil (Selic).
China e EUA
Após uma tentativa de contra-atacar os EUA com a desvalorização de sua moeda, nesta terça-feira (6) o Banco Central da China (PBoC) definiu a correção diária do câmbio. Dessa forma, os investidores puderam se recuperar do susto de ontem.
Entretanto, o BC da China disse nesta terça que os EUA podem “prejudicar seriamente a ordem financeira internacional e provocar caos nos mercados financeiros” se continuarem classificando o país como um manipulador cambial.
No Twitter, no último sábado (3), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que as conversas com a China estavam avançando.
O mandatário norte-americano falou também sobre a desvalorização da moeda chinesa. “As coisas estão indo muito bem com a China. Eles estão nos pagando dezenas de bilhões de dólares, o que tem sido possível graças às suas desvalorizações monetárias e à injeção de enormes quantidades de dinheiro para manter o seu sistema”.
Reforma da Previdência
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que a reforma da Previdência será votada a partir de terça-feira (6). Assim como no primeiro turno, a medida precisará de 308 votos para ser aprovada e encaminhada ao Senado. No Senado, a votação também terá dois turnos.
Essa será a segunda votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), após a primeira realizada no dia 10 de julho. Maia espera concluir a votação até quinta-feira (8). No primeiro turno, a proposta teve 379 votos a favor contra 131.
Veja também: Dólar opera em queda com guerra comercial no radar
Banco Central prevê novo corte na Selic
Por meio de uma ata, o Banco Central mostrou nesta terça-feira (5) que um novo corte na taxa de juros pode ser feito em breve. Vale lembrar que, na semana passada, a taxa Selic foi definida em 6% ao ano, o menor valor da série histórica.
Veja Também: Confira as 4 melhores ações para investir seu FGTS
“O Comitê avalia que a consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva [nos próximos meses] deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo [monetário, ou seja, redução da taxa Selic]”, relata o Banco Central na ata.
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, na segunda-feira (5), o Ibovespa encerrou em queda de -2,51% alcançando 100.097,75 pontos.