Petrobras (PETR4): Justiça suspende ‘derrubada’ de CEO pedida por Jean Paul Prates

A 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro negou a liminar que visava a suspensão do atual presidente da Petrobras (PETR4), Caio Mario Paes de Andrade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/08/1420x240-Banner-Home-1.png

Conforme comunicado pela Petrobras, a liminar pedia pela suspensão de Caio Mario Paes de Andrade não só como presidente da estatal, mas também como membro do Conselho de Administração da empresa.

Quem entrou na justiça pedindo pela suspensão foi Jean-Paul Prates (PT-RN), um senador que é cotado como possível novo presidente da Petrobras na gestão de Lula (PT), a iniciar em 2023.

Junto com Prates, Mario Alberto Dal Zot também pediu pela suspensão de Andrade no comando da Petrobras. Dal Zot, por sua vez, é presidente da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro).

O mandato de Paes de Andrade termina em abril de 2023, quando Lula já deverá estar em seu quarto mês de governo. O petista, contudo, já articula possíveis nomes para presidir a companhia.

Paes de Andrade assumiu Petrobras em junho

Caio Mario Paes de Andrade foi nomeado à presidência da companhia em meados de junho de 2022, sendo indicado pelo Governo Federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/12/Ebook-Acoes-Desktop.webp

O executivo enfrentou questionamentos sobre sua elegibilidade para o cargo, dado que a Petrobras exige pós-graduação e uma passagem por alguma companhia do setor.

Contudo, o Comitê de Elegibilidade da Petrobras (Celeg) aprovou seu nome e ele comanda a Petrobras até então.

O executivo é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista (Unip), possui pós-graduação em Administração e Gestão pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Duke, também dos EUA.

Andrade fez carreira no mercado privado e trabalhou no segmento de tecnologia e informação até, em 2019, migrar para o serviço público. No ano em questão, assumiu a Serpro, a principal estatal de Tecnologia de Informação das Américas.

Ele figura como o quinto presidente da Petrobras durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL). Andrade foi nomeado após José Mauro Ferreira Coelho renunciar ao cargo após dois meses à frente da estatal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/1420x240-Minicurso-FIIS.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno