André Esteves, do BTG Pactual, diz a Lula que pode trabalhar por Haddad, afirma jornal

André Esteves, presidente do conselho de administração do BTG Pactual, teria dito ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva que não via problemas com a escolha de Fernando Haddad ao Ministério da Fazenda. Segundo a apuração do jornal Valor Econômico, o encontro aconteceu ontem (1), em Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A conversa teria sido organizada por Nelson Jobim, ex-ministro da Justiça de Lula, que também é membro do colegiado do BTG. Na ocasião, Esteves disse a Lula que poderia trabalhar para mitigar a resistência da Faria Lima ao nome do ex-prefeito de São Paulo.

Além disso, uma fonte disse ao Estadão que André Esteves busca uma reaproximação a Lula, que estaria chateado com trackings que foram feitos pelo BTG durante as campanhas das eleições — que indicaram a vitória de Jair Bolsonaro (PL) à reeleição.

Lula teria confirmado Haddad no ministério da Fazenda

Ainda segundo fontes do jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (2), o presidente eleito confirmou a interlocutores Fernando Haddad para o comando do Ministério da Fazenda. Além do ex-prefeito de São Paulo, nomes como Flávio Dino (PSB), José Múcio Monteiro e Mauro Vieira foram apontados para ocupar outros cargos ministeriais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Segundo a apuração da jornalista Andrea Jubé, do Valor, Lula teria confirmado as futuras nomeações em um jantar com interlocutores na casa da senadora Kátia Abreu (PP-TO). Alguns dos nomes apontados, inclusive, já circulam pela imprensa, mas seguem sem a confirmação oficial.

Tentativa de reaproximação

Foi mirando uma reaproximação, que André Esteves, disse a fonte, teria pedido ao presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Isaac Sidney, para se sentar ao lado do ex-prefeito de São Paulo no almoço da entidade que reuniu os principais banqueiros do País, ocasião em que Haddad representou Lula e foi tratado já como ministro da Fazenda.

Ali, Esteves já teria sinalizado que ajudaria o ex-ministro da Educação a ser mais “palatável” ao mercado financeiro. A fonte frisou que Lula ainda não se decidiu sobre o nome que ocupará o Ministério da Fazenda, mas admitiu que Haddad é hoje o principal candidato. Frisou ainda que Lula é o “campeão de dar sinais trocados”.

Procurados pelo Estadão para comentar sobre o assunto, nem o BTG e nem André Esteves se manifestaram.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop-1.jpg

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno