Uber (U1BE34) no WhatsApp: testes começam em quatro cidades no Brasil; entenda
A Uber (U1BE34) começou a realizar testes para que os passageiros consigam solicitar corridas diretamente pelo WhatsApp. Usuários de Teresina (PI), São Luís (MA), Sobral (CE) e Juazeiro do Norte (CE) já podem contar com essa integração entre os aplicativos. Ainda não há previsão de que essa nova forma de pedir o serviço de locomoção urbana se expanda para todo o país.
Fabio Sabba, diretor de comunicação da Uber no Brasil, explicou que o pedido das corridas pelo WhatsApp pode ajudar as pessoas “que têm menos familiaridade com smartphones ou não contam com espaço suficiente na memória do celular”.
Segundo a empresa de mobilidade urbana, o serviço começou a ser disponibilizado na última quinta (24) nessas quatro cidades do Nordeste. Essa ferramenta foi lançada na Índia no ano passado e o Brasil é o segundo país a receber a nova função.
Como pedir um Uber pelo WhatsApp?
Os usuários dessas cidades podem pedir um Uber pelo WhatsApp enviando uma mensagem para o número (11) 94488-3478.
Os antigos usuários do aplicativo de mobilidade urbana podem fazer login no sistema com as mesmas credenciais já utilizadas na plataforma, enquanto os novos devem realizar um cadastro pelo próprio WhatsApp.
Em seguida, durante a conversa com o chatbot, o passageiro escolhe a modalidade que deseja (UberX ou Uber Moto), a origem e o destino da viagem. Ferramentas de segurança, como o registro por GPS e a checagem de motoristas, também estão disponíveis para os pedidos pelo WhatsApp.
No entanto, essas viagens só podem ser pagas em dinheiro diretamente ao motorista, e a nova ferramenta encontra-se disponível apenas das 6h às 22h.
Uber: Impacto na economia brasileira
Segundo um levantamento feito pela consultoria internacional Public First, a Uber gerou R$ 36 bilhões de valor para a economia brasileira em 2021, o que equivale a 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Em 2022, o número de usuários ativos da Uber superou a faixa dos 30 milhões.