Black Friday: Americanas (AMER3) aposta no marketplace, transmissões ao vivo e influencers para aumentar vendas

A Americanas (AMER3) diz ter se preparado com antecedência para a Black Friday e para a Copa do Mundo, trazendo ações de frete, serviço e marketing voltadas para as datas.

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Atualmente, o marketplace, de venda de lojistas, é o maior negócio da Americanas, com mais de 60% das vendas digitais da plataforma. Portanto, os investidores estão atentos ao desempenho deste segmento nesta Black Friday, que acontece simultaneamente à Copa do Mundo.

Segundo informações do jornal Valor Econômico, a Americanas tem aumentado os incentivos no frete a lojistas do marketplace. A empresa também lançou a sua área de lojas oficiais no mês da Black Friday.

Em entrevista ao Valor Econômico, Maro Zolet, diretor executivo de marketplace e comercial da Americanas, lembrou que é a primeira vez na história em que uma Black Friday está ocorrendo no mesmo período que a Copa. Além disso, a data vem muito perto do Natal e ano novo, época em que as vendas também são fortes para o varejo.

“Muitos veem tudo isso com preocupação. Mas a gente gosta de eventos – para nós, isso é viés de alta”, disse Marco Zolet ao Valor.

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O marketplace da Americanas começou “muito acelerado” após o Dia das Crianças, disse o executivo.

A empresa também vem elevando incentivos no frete a lojistas do marketplace e lançou área de lojas oficiais, com subsídio aos vendedores.

Assim, a varejista antecipou um pouco as ofertas da Black Friday, no dia 24 de outubro, intitulado “esquenta Black Friday”. Em entrevista ao Infomoney, Marcelli Valle, gerente de branding da Americanas, destacou a estratégia de usar influenciadores digitais para impulsionar as vendas.

Um dos influenciadores que são apostas da Americanas é o narrador Galvão Bueno, que narrou a campanha de vendas de TVs: “Haja televisão”, dizia ele, em alusão ao famoso bordão “Haja Coração”. A companhia também utilizou a estratégia de “live commerce” , que transmite as promoções ao vivo no YouTube, em uma parceria com o Google.

Para os vendedores, haverá subsídio de até 50% ao frete, independentemente da data de entrada na plataforma, durante o período, disse a empresa.

Além de tudo isso, a Americanas está com cerca de 20 modelos para campanhas na Black Friday, acima de 2021, embora a empresa não tenha especificado a diferença.

A empresa também aposta em live commerces, com promoções anunciadas ao vivo no canal de vendas do YouTube, em parceria com o Google.

No terceiro trimestre deste ano, as vendas no marketplace da Americanas subiram apenas 0,3%. Concorrentes registraram números mais altos, como o Magazine Luiza (MGLU3), cujas vendas no marketplace cresceram 0,9%. No Mercado Livre esse mesmo indicador avançou 20%.

Enquanto isso, as vendas online de itens próprios da Americanas registrou queda de quase 32% no período.

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Ana Clara Macedo

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