Abono salarial

PIS/Pasep: quem vai receber abono em 2023?

Suno Notícias

9 de novembro, 2022

Após o PIS/PASEP ter sofrido um atraso de calendário referente a 2020, o pagamento para quem trabalhou em 2021 e 2022 também demora a sair.

Até o momento, nenhum calendário oficial sobre o pagamento do PIS/PASEP foi liberado para 2023. O último calendário foi liberado entre fevereiro e março deste ano.

Em suma, os grupos que ainda não receberam o abono salarial do PIS/PASEP são os que trabalharam em 2021 e 2022. Entretanto, de acordo com informações do portal FDR, para liberar a quantia em cota dupla referente a dois anos-base (2021 e 2022), o governo federal deve possuir orçamento suficiente.

Portanto, o impedimento da liberação do calendário do PIS/PASEP em 2023 poderia ser causado pela insuficiência no orçamento. É necessário aguardar as próximas informações com a previsão oficial da data do próximo PIS/PASEP a serem divulgadas pelo governo brasileiro. Segundo a Edital Cursos Online, a previsão é de que o cronograma do PIS/PASEP continue atrasado.

Para ter acesso, o trabalhador deve: - Estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos; - Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior; - Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês; - Estar com os dados devidamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, pago na Caixa Econômica Federal, ao passo que o Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil (BBAS3). Além disso, o calendário de recebimento do PIS/PASEP considera o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

O PIS/PASEP é um programa de abono salarial feito da integração entre o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).