Copa do Mundo: veja se a empresa é obrigada a liberar funcionários
Com a estreia da Copa do Mundo 2022 no Qatar, muitas pessoas querem acompanhar a seleção brasileira em seus dias de jogos.
A primeira partida da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar será dia 24 de novembro, às 16 horas, contra a Sérvia.
Apesar de muitas pessoas quererem acompanhar a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, muitas delas vão precisar trabalhar naquele horário.
Algumas empresas específicas devem liberar seus funcionários para assistir à partida da seleção brasileira na hora jogo.
No entanto, será que as empresas são obrigadas a deixar seus funcionários livres na partida da seleção brasileira para ver os jogos?
Conforme a legislação, a decisão é uma escolha da própria empresa, mas ela não tem necessariamente essa obrigatoriedade.
Caso assim desejar, a empresa pode liberar os funcionários na hora do jogo e depois compensar essa falta ou as horas faltantes.
De outro modo, essas horas podem ser descontadas na contagem final mensal de horas trabalhadas pelo funcionário.
Se as horas de trabalho perdidas forem compensadas em algum outro momento, esse desconto não pode incidir sobre as férias do colaborador.
Uma vez que o funcionário falte por livre e espontânea escolha, ele poderá ter punições conforme previstas na lei trabalhista.
No Distrito Federal, por exemplo, o momento do jogo do Brasil na Copa do Mundo terá um horário de trabalho diferenciado.
A recomendação da Fecomércio de São Paulo é que as empresas reflitam sobre a importância da Copa do Mundo no âmbito cultural e após isso tomem uma decisão.